A rede SENAI de Institutos foi constituída em 2012, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de proposta do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), que viu a necessidade de uma rede nacional capaz de transformar pesquisa científica em inovação e maior produtividade para o setor industrial.
Os projetos são desenvolvidos pelos institutos a partir de uma demanda específica da indústria.
Com sólido conhecimento técnico aplicado na prática, os institutos têm transformado a indústria brasileira — impactando PIB, produtividade e sustentabilidade — com projetos de ponta em biotecnologia, manufatura avançada, energia renovável, nanotecnologia, entre outros.
Ao longo de seu tempo de atuação, a rede desenvolveu cerca de 3.350 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com valor total de R$ 3,15 bilhões, e mais da metade desses projetos são feitos por pequenas e médias empresas.
Hoje, são 27 unidades com contratos de P&D assinados e uma em construção. Eles estão distribuídos por 13 Unidades da Federação (UFs), com alguns estados com mais de uma unidade.

