Faz mal carregar celular no carro? Entenda o que pode acontecer

Tecnologia

Celulares estão presentes na maior parte do tempo do cotidiano das pessoas. Muitas vezes, na hora de carregar, a única tomada por perto é a do automóvel. Mas é aí que surge a dúvida: faz mal carregar o celular no carro? Pode estragar a bateria ou o aparelho?

Sim, carregar o celular no carro pode danificar o aparelho. Mas calma, toda interação entre eletrônicos, tem riscos. Porém, eles são menores do que se imagina e dependem de como o processo é feito.

Energia instável e carregadores de baixa qualidade

O problema costuma estar na energia fornecida pela porta USB original do carro. Normalmente, essa porta oferece uma corrente de baixa amperagem, por volta de 0,5 A.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esse valor é consideravelmente mais baixo que o de um carregador de parede comum, que varia de 1 A a 3 A. A finalidade principal dessa porta USB é conectar dispositivos à central multimídia para o Android Auto ou Apple CarPlay.

Devido a esse uso, seu nível de transferência de energia é baixo. Em geral, ela consegue manter a conexão, mas não é feita para carregar um celular em uso. Isso pode gerar problemas como: 

  • Carregamento lento e ineficiente: o celular leva muito tempo para carregar. Se você usar apps que gastam muita bateria, como o GPS, o consumo pode ser maior que a recarga. No fim, sua bateria pode terminar com menos carga do que quando você iniciou o carregamento, mesmo conectada.
  • Carga com oscilações de energia: o sistema elétrico de um carro não foi feito para ser uma estação de carga para eletrônicos sensíveis.

Ao dar a partida no motor, picos de tensão podem ocorrer. Carregadores de baixa qualidade e as portas USB nativas nem sempre têm circuitos para filtrar essas instabilidades.

A longo prazo, essas oscilações podem estressar os componentes internos da bateria e reduzir sua vida útil. 

Confira algumas dicas para carregar o celular em segurança:

1. Invista em um bom carregador veicular 

A forma mais segura de carregar o celular no carro é usando a tomada 12V (o antigo acendedor de cigarros). Invista em um carregador de marca reconhecida e de boa qualidade.

Procure modelos com selos de certificação como o da Anatel, proteção contra sobrecarga e ofereçam amperagem compatível com seu aparelho (2,1A ou mais).

Um bom carregador veicular pode proteger a bateria dos seus aparelhos (Imagem: Divulgação)

2. Use cabos originais ou certificados

Essa vale para qualquer equipamento caro. Não adianta gastar muito dinheiro em carros, smartphones, carregadores e ter cabos de procedência duvidosa.

Cabos de má qualidade limitam a velocidade de carregamento e podem superaquecer, representando um risco.

Lembre-se de usar um cabo de qualidade na hora de carregar o celular (Imagem: Lucian Alexe / Unsplash)

3. Evite carregar o celular nas portas USB nativas

Use a porta USB original do painel para dispositivos de dados ou para espelhar uma central multimídia.

Para recarregar a bateria, a tomada 12V com um bom adaptador é a melhor opção.

4. Conecte o celular após ligar o carro

Para evitar picos de tensão durante a ignição, crie o hábito de ligar o carro primeiro e só depois conectar o celular. É simples, mas protege seu aparelho.

5. Evite o sol e calor

O painel do carro sob o sol pode se tornar um forno, e o calor excessivo é um dos maiores inimigos das baterias, como foi mostrado em sobre o que realmente desgasta a bateria dos celulares

Evite deixar o aparelho carregando sob o sol. Use um suporte de ventilação para ajudar a mantê-lo resfriado, especialmente ao usar apps muito exigentes.

Leia mais no Canaltech

Assista: (Quase) Tudo que você precisa saber sobre baterias e carregadores de celular

Leia a matéria no Canaltech.