Galaxy Ring vai ser usado para controlar óculos futurista, sugere vazamento

Tecnologia

Uma linha de código do aplicativo Galaxy Ring Manager sugere que o anel inteligente poderá ser usado para controlar óculos e headsets, como o recém-lançado Galaxy XR. O texto encontrado aponta com clareza a função de “ring gesture for glasses” (gesto de anel para óculos). 

Especula-se que o anel permitirá navegar pela interface do usuário dos dispositivos XR. O gesto de pinça dupla, já utilizado para silenciar alarmes ou tirar fotos em smartphones Galaxy, é citado como um provável método para selecionar itens ou confirmar ações.

No caso do headset Galaxy XR, que já possui câmeras de rastreamento, o anel pode servir para aumentar a precisão dos movimentos ou adicionar novas opções de gestos. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A funcionalidade é considerada crucial para os futuros óculos inteligentes da Samsung, mais compactos, que podem não possuir câmeras para rastreamento manual.

Galaxy Ring
Segunda geração do Galaxy Ring pode chegar no próximo ano (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Esse desenvolvimento está alinhado a uma patente existente da Samsung que descreve o uso do anel para interagir com múltiplos dispositivos, incluindo telefones, tablets e laptops.

Galaxy XR quer rivalizar com Apple Vision Pro

O Galaxy XR foi lançado no mês de outubro como um possível rival para o Apple Vision Pro. Para isso, ele está equipado com o processador Snapdragon XR2+ Gen 2, além de dois painéis Micro-OLED com resolução próxima ao 8K. 

Galaxy XR
Galaxy XR foi lançado em outubro (Imagem: Divulgação/Samsung)

Ele ainda tem duas câmeras para passagem de imagem com alta resolução para ver o mundo real em cores, com latência de 12ms. O dispositivo conta também com seis câmeras de rastreamento externo para mãos e ambiente, além de quatro câmeras internas de monitoramento ocular.

O dispositivo roda o Android XR, uma nova plataforma aberta que suporta todos os aplicativos Android existentes, tanto em 2D quanto em 3D. A IA do Google, Gemini, está embutida no sistema de forma multimodal, já que vê e ouve o ambiente para responder a perguntas contextuais.

Embora o lançamento inicial seja restrito aos EUA e Coreia do Sul, a Samsung deve realizar uma expansão internacional em 2026, com a chegada a países como Alemanha, França, Canadá e Reino Unido. Vendas no Brasil não foram confirmadas. 

Já os primeiros óculos inteligentes compactos sem display da Samsung devem chegar em 2026, enquanto uma versão com display de realidade aumentada é esperada para 2027. A segunda geração do anel Galaxy Ring pode ser lançada em conjunto com a linha Galaxy S26, no início do próximo ano. 

Leia mais no Canaltech:

Será que o Galaxy S25 Edge supera o iPhone Air? Veja no vídeo abaixo:

Leia a matéria no Canaltech.