Dispositivo simples vira moda no Brasil contra roubo de carros

Tecnologia

O medo de ser assaltado no trânsito é algo que preocupa muitos motoristas que costumam trafegar pelas grandes cidades do Brasil. Esse temor tem feito alguns produtos voltados à segurança ganhar cada vez mais espaço no mercado.

Depois do “passageiro reborn”, que simula a presença de uma pessoa sentada ao lado para aumentar a sensação de segurança de quem costuma dirigir sozinho, agora chegou a vez de um dispositivo ainda mais simples e mais barato viralizar: a máscara.

Cada vez mais pessoas têm apelado para o uso do acessório, que é vendido em diversos e-commerces, nos mais variados tipos: desde a impressão 3D, que imita o rosto de pessoas famosas, até as balaclavas ou toucas que cobrem a face quase que por completo, deixando apenas espaço para nariz, boca e olhos à vista.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como o dispositivo ajuda a evitar roubos

A missão da máscara, seja ela qual for, é a mais clara possível: ludibriar o cidadão mal-intencionado e fazê-lo acreditar que há pessoas dentro do carro (nas situações em que ele está estacionado sem ninguém) ou que o motorista não está sozinho dentro.

Bancos “vestidos” com máscaras têm se tornado artimanha para evitar roubos e assaltos em carros (Imagem: Reprodução/Amazon)

As balaclavas e máscaras que se parecem com toucas de esqui podem ser encontradas por preços que não costumam passar muito dos R$ 20. Já as mais trabalhadas, que se assemelham aos rostos de pessoas famosas, custam um pouco mais caro, e podem sair por quase R$ 100, dependendo do personagem escolhido para “assustar” o eventual ladrão.

Leia também:

Vídeo: Como funcionam os carros que dão multa?

Leia a matéria no Canaltech.