Fim de uma era: criador de Tekken deixa a Bandai Namco após 30 anos

Tecnologia

O chefe da franquia Tekken, Katsuhiro Harada, anunciou nesta segunda-feira (8) sua saída da Bandai Namco após mais de 30 anos na empresa. O diretor estava envolvido com a série de jogos de luta desde o início.

Harada começou a dirigir a franquia a partir de Tekken 3 e manteve-se no cargo até Tekken 7. Além disso, o desenvolvedor cuidou de vários outros jogos dentro e fora da Bandai Namco.

“Com a série Tekken alcançando seu 30º aniversário — um marco importante para um projeto ao qual dediquei grande parte da minha vida — senti que este era o momento mais adequado para encerrar um capítulo”, contou o diretor.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A decisão parece ter partido de vivências na vida pessoal e profissional de Harada, conforme relatou o ex-diretor de Tekken. “Nos últimos anos, vivenciei a perda de vários amigos próximos na minha vida pessoal e, na vida profissional, testemunhei a aposentadoria ou o falecimento de muitos colegas veteranos que respeito profundamente. Esses eventos acumulados me fizeram refletir sobre o tempo que me resta como criador”.

O desenvolvedor então buscou conselhos com ninguém menos que o pai do PlayStation, Ken Kutaragi: “Suas palavras me apoiaram silenciosamente na tomada desta decisão”.

Apesar da saída de Harada da Bandai Namco, a série Tekken seguirá, visto que o diretor transferiu gradualmente suas responsabilidades nos últimos quatro a cinco anos para a equipe por trás do jogo.

Harada não compartilhou se irá continuar desenvolvendo jogos, mas revelou seu desejo de se tornar um DJ. “Por 30 anos eu continuei dizendo ‘farei isso algum dia’, e nunca toquei como DJ em um evento de torneio”, contou o veterano. Para marcar sua saída, o diretor lançou um mix ininterrupto de 60 minutos com trilhas de Tekken, editado por ele mesmo.

Estúdio da Bandai Namco é adquirido pela Nintendo

A Bandai Namco segue firme na indústria dos games e acabou se envolvendo em uma aquisição nas últimas semanas. A Nintendo anunciou a compra progressiva do estúdio Bandai Namco Studios Singapore, responsável por Splatoon 3 e Metroid Prime 4 antes da reinicialização do desenvolvimento do FPS.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.