O WhatsApp recebeu, nesta quarta-feira (27), um assistente de inteligência artificial para digitar mensagens. A atualização leva ao mensageiro uma opção para corrigir textos e até deixá-los mais formais através de IA generativa.
- Afinal, a Meta AI lê as mensagens e grupos do WhatsApp? Não é bem assim
- O WhatsApp é criptografado? Entenda como funciona a proteção do app
O novo recurso dá sequência ao rumor revelado dias atrás, quando os primeiros rastros do assistente começaram a aparecer na versão Beta do aplicativo.
Ao escrever novas mensagens, o WhatsApp vai oferecer algumas sugestões para melhorar o texto. Além da opção para revisar o conteúdo, é possível deixá-lo mais profissional ou engraçado com um único toque.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É o caso de um papo com o chefe através do mensageiro. Se estiver com dificuldade para adotar um tom mais profissional, basta digitar o que você deseja compartilhar e tocar no ícone de lápis para receber as sugestões do assistente.
Ou até mesmo ao comentar algo em tom de brincadeira. Por exemplo, se você digitar “por favor, não deixe a toalha molhada na cama”, o WhatsApp vai sugerir alterações como “por favor, não transforme a cama em um varal de toalhas para secar”.
“Às vezes você sabe o que quer dizer, mas precisa apenas de uma ajudinha para saber como dizer”, anunciou a empresa. “É por isso que hoje estamos lançando o assistente de escrita.”

Privacidade
O assistente do WhatsApp opera por meio do processamento privado, tecnologia da Meta que permite a análise dos dados sem que a empresa tenha acesso ao conteúdo das mensagens. Essa solução tem como objetivo garantir mais privacidade e segurança, assim como ocorre com a criptografia de ponta a ponta.
Além disso, a ferramenta é opcional, e não vem ativada por padrão. Ou seja, caso tenha interesse em usar a novidade, o usuário precisa acessar as configurações do aplicativo para ativá-la.
Por ora, apenas em inglês
Segundo a Meta, o lançamento funciona apenas em inglês neste momento, e será liberado nos Estados Unidos e em “vários outros países”, sem especificar quais.
A empresa pretende expandir o recurso para outros idiomas e regiões até o fim do ano.
Não há previsão de lançamento da ferramenta em português.
Leia mais:
- WhatsApp quer acabar com as senhas ao criptografar o backup de mensagens
- Meta AI no WhatsApp: entenda como funciona o chatbot
- Meta AI no WhatsApp é confiável? Veja o que evitar compartilhar
VÍDEO: O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora?
Leia a matéria no Canaltech.