
Desejo de todo colecionador que se preze, a placa preta só pode ser utilizada por carros que atendem a certos requisitos. A partir de 2026, pelo menos três modelos antigos bastante queridos pelo consumidor brasileiro passarão a fazer parte dessa seleta lista.
- Placa preta | Tudo sobre a identificação de colecionador para carros antigos
- O que há de novo sobre a placa padrão Mercosul no Brasil em 2025?
Antes de revelar quais carros poderão ter placa preta a partir de 2026, é sempre bom lembrar algumas das exigências feitas para que o veículo possa rodar por aí com o item que identifica se tratar de um um modelo de coleção.
A lei que estabelece se um carro de colecionador se enquadra ou não na classificação de carros antigos foi criada pelo Contran em 1998, por meio da resolução número 56. Os principais pontos que os carros precisam cumprir para obter a cobiçada placa preta são os seguintes:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Terem sido fabricados há mais de 30 anos;
- Conservarem suas características originais de fabricação em, no mínimo, 80%;
- Terem um certificado de originalidade aprovado pelos clubes credenciados ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Quais carros antigos poderão ter placa preta em 2026?
Agora que já relembramos o que é preciso para um carro poder ter o direito de rodar com a cobiçada placa preta no Brasil vamos, então, elencar três modelos que, se cumprirem as exigências, entrarão para o seleto grupo a partir de 2026.
3. Chevrolet Vectra (2ª geração)
Lançado no Brasil em fevereiro de 1996, o Chevrolet Vectra de 2ª geração é um dos muitos carros fabricados naquele ano que, a partir do segundo mês de 2026, estará apto a receber a placa preta.
Para ter direito à identificação de colecionadores, porém, o icônico modelo, que foi o primeiro produzido no país a contar com airbags frontais, controle de tração e ajustes de áudio no volante, tem que ter ao menos 80% da originalidade conservada.
2. Fiat Palio
O Palio chegou ao Brasil com a missão de tirar o Volkswagen Gol da liderança do ranking dos carros mais vendidos do país e, em 1997, obteve êxito na missão, passando a ser imediatamente conhecido como “papa-Gol”.
A partir de 2026, todo “papa-Gol” fabricado em 1996 terá o privilégio de desfilar por aí de placa preta, desde que, claro, cumpra os requisitos que o CT Auto listou lá em cima, no comecinho da matéria.
1. Ford Fiesta
Vamos encerrar a lista de carros antigos que poderão ter placa preta em 2026 com um modelo que, em breve, poderá voltar ao line-up oficial da montadora, mas em versão 100% elétrica: o Ford Fiesta.
Enquanto não “renasce das cinzas” como fruto da fusão entre a montadora estadunidense e a Renault, o Fiesta “velhinho”, ano/modelo 1996, está apto a se tornar item de colecionador em 2026, desde que se enquadre nas regras pré-determinadas. Bacana, não é mesmo?
Leia também:
- Confira se seu carro estará isento de IPVA em 2026
- A curiosa história do Fusca amarelo do filme O Agente Secreto
Vídeo: BYD Song Plus é mesmo tudo isso? Confira
Leia a matéria no Canaltech.

