3 curiosidades sobre o Zeekr X que você (provavelmente) não sabia

Tecnologia

O Zeekr X, diferente de muitos SUVs elétricos chineses, busca se destacar não apenas pelo desempenho e pela tecnologia embarcada, mas também por ter certa “personalidade própria” — algo raro no segmento.

Além da potência e dos equipamentos de ponta, o modelo ainda traz recursos pouco convencionais, que vão de soluções divertidas até escolhas inusitadas de design e nomenclatura.

Após testar o carro, o CT Auto reuniu três curiosidades que chamaram atenção no Zeekr X. Confira:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

3. Um nome nada exclusivo

Neta X
Neta X é outro SUV elétrico chinês com mesmo nome do carro da Zeekr (Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Mesmo com um design marcante e identidade visual própria, a Zeekr não foi tão original na hora do batismo. O SUV recebeu apenas a letra “X”, denominação já usada por outra fabricante chinesa: a Neta.

Coincidentemente, o rival também atua no segmento de SUVs médios, mas com linhas mais genéricas e menos ousadas.

2. Show de luzes sincronizado

Entre as funções curiosas do Zeekr X está o “Show de Luzes”, acessado pela central multimídia de 14,6 polegadas.

Ao ativar o recurso, o motorista pode escolher entre duas músicas pré-definidas — um rock ou a tradicional marcha nupcial. A partir daí, o veículo inicia uma espécie de espetáculo visual: os faróis, lanternas e a iluminação interna piscam e mudam de intensidade em sincronia com a música.

1. Alto-falantes externos com sons inusitados

Outro destaque curioso são os alto-falantes externos, que permitem reproduzir mensagens ou até sons nada convencionais. Entre as opções, é possível simular o relincho de um cavalo, miados de gato, ronco de carro esportivo, barulho de bicicleta ou até trator.

Na prática, esse sistema pode ser usado para interagir com pedestres ou outros motoristas, seja agradecendo uma gentileza no trânsito, seja avisando que é seguro atravessar a rua. O detalhe é que as funções só podem ser ativadas com o carro parado.

Leia também:

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

Leia a matéria no Canaltech.