Os carros automáticos oferecem maior conforto ao dirigir, especialmente para quem costuma passar horas no trânsito. Por isso, vêm se tornando maioria nas ruas e nos portfólios das montadoras, especialmente a partir das versões intermediárias.
- 5 erros que você comete ao dirigir carro automático, mas não deveria
- Qual é a diferença entre câmbio automático e automatizado?
Há, porém, uma série de mitos sobre os modelos equipados com transmissão automática que ainda insistem em afastar alguns consumidores com conhecimento menor sobre o universo automotivo.
Se você se encaixa nesse perfil que pretende experimentar um carro com câmbio automático, mas ainda se assusta com algumas informações, prepare-se para ver 3 mitos sobre esses veículos em que você não deveria acreditar.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
3. Parou, coloca em “N”
Um dos maiores mitos em relação aos carros com câmbio automático é o de que o motorista deve colocar a alavanca na posição “N” (neutra) todas as vezes que parar o veículo, como em semáforos.

A prática, na verdade, pode comprometer o funcionamento correto do sistema. Além disso, os carros mais novos contam com o start-stop, que desliga o motor em paradas e o religa automaticamente, já com a marcha engatada, assim que o pé é retirado do freio.
2. Carro automático “gasta mais”
Outro mito em relação ao carro com câmbio automático que você não deveria acreditar é relacionado ao consumo de combustível. É 100% inverídico que modelos com essa transmissão sejam mais “gastões” do que os equipados com câmbio manual.

Esse mito, na verdade, é culpa dos carros do passado, que não contavam com trocas tão rápidas e com um bom aproveitamento da curva de torque, pontos que o faziam gastar mais combustível. Atualmente, porém, até por conta do aumento do número de marchas, as rotações trabalham nas faixas ideais e o consumo é equivalente ao de um modelo manual.
1. Não precisa de freio de estacionamento
O terceiro e último mito a respeito do carro automático é o de que ele dispensa o uso do freio de estacionamento. Embora a posição “P” realmente impeça a rotação das rodas de tração, ela, por si só, não é suficiente para parar o carro por completo em segurança.

O uso do freio de estacionamento segue mandatório e é o que efetivamente impedirá o carro de rodar e causar eventuais acidentes quando estiver parado, principalmente se for em uma ladeira, ok?
Leia também:
- 5 dicas para evitar cair no golpe do combustível adulterado
- Quer um carro automático por R$ 45 mil? Esses 3 são ótimos
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?
Leia a matéria no Canaltech.