3 novidades do iOS 26 que lembram celulares da Xiaomi

Tecnologia

O iOS 26 chega ainda neste ano para os iPhones com uma grande reformulação visual e novas ferramentas de IA. Enquanto o update não chega, vale destacar que alguns dos recursos anunciados pela Apple já existem há algum tempo nos aparelhos da Xiaomi

No mercado de celulares, é normal que as fabricantes incorporem recursos que já existem em outras marcas — a própria Xiaomi tem muitas ferramentas que bebem da mesma fonte dos iPhones, como a central de controle. 

A seguir, veja algumas novidades do iOS que lembram a HyperOS da empresa chinesa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Recursos do iOS 26 que lembram celulares da Xiaomi

A lista completa tem:

  1. Tradução em tempo real e modo intérprete
  2. Relógio maior na tela de bloqueio
  3. Pesquisar o que aparece na tela do celular

1. Tradução em tempo real e modo intérprete

Uma novidade do iOS 26 envolve traduzir chamadas e mensagens em tempo real via iMessage ou Facetime. Ainda que a Apple tenha um modo intérprete bem avançado, ele ainda não era usado nas chamadas de vídeo.

O sistema HyperOS 2, da Xiaomi, permite usar as legendas em tempo real em qualquer vídeo reproduzido no celular e ainda conta com um modo de tradução simultânea para reuniões.

Celulares com HyperOS 2 têm função nativa para traduzir vídeos e chamadas (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

2. Relógio maior na tela de bloqueio

O grande destaque visual do iOS 26 é o Liquid Glass, mas a Gigante de Cupertino também destacou uma nova opção para aumentar o tamanho do relógio na tela de bloqueio. Além de incluir novas fontes e estilos, o ícone vai poder ocupar mais espaço na tela.

A Xiaomi oferece o mesmo recurso e ainda traz mais opções de widgets para o relógio com a HyperOS 2

Xiaomi é bem criativa com os estilos de relógio na tela de bloqueio (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

3. Pesquisar o que aparece na tela do celular

A Apple “turbinou” o recurso Visual Intelligence com o novo iOS e vai conseguir analisar capturas de tela no celular (antes, a função estava disponível apenas para buscas visuais com a câmera).

Quem usa Android já sabe que essa é uma ferramenta comum no sistema — o Circule para Pesquisar, do Google, consegue analisar qualquer elemento da tela do celular e está presente nos aparelhos da fabricante chinesa.

Leia também:

VÍDEO: recursos do iOS 26 que já existiam no Android

Leia a matéria no Canaltech.