Talvez você não conheça por nome, mas já assistiu a um dos virais de Frank Caprio, conhecido como o “juiz mais legal do mundo” e estrela do reality show Caught in Providence (disponível no YouTube).
- Crimes online | 64% das denúncias são de abuso infantil — e IA só piora cenário
- Memes gringos com a fórmula de Bhaskara e Bart Simpson viralizam citando Brasil
- O que é algoritmo P, mencionado por Felca em vídeo sobre ‘adultização’?
Na última quarta-feira (20), ele morreu aos 88 anos, após uma longa e corajosa batalha contra o câncer de pâncreas. O juiz ganhou fama mundial pela forma humana como conduzia casos cotidianos em seu tribunal de Providence, Rhode Island. Veja três dos mais emocionantes. Os vídeos estão em inglês, mas é possível ativar legendas em português.
1. Multa por velocidade
Em um dos vídeos mais famosos, um homem de 96 anos compareceu ao tribunal após ser multado por excesso de velocidade. Ao ouvir a justificativa de que ele estava apressado para levar o filho com câncer ao médico, Caprio cancelou a multa e fez questão de reconhecer publicamente o amor e a dedicação daquele pai idoso. A cena comoveu milhões de pessoas no mundo todo, mostrando como a justiça pode ser aplicada sem perder de vista o lado humano:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
2. Culpada
Um dos vídeos mais populares e queridos de Caught in Providence traz uma senhora, chamada Joanna, que se declara culpada logo de cara, com a frase: “Não vou desperdiçar o seu tempo. Eu sou culpada”. O clima já fica leve com essa espontaneidade, arrancando risadas do juiz, da plateia e até do oficial de justiça. Mesmo com essa vibe descontraída, Caprio decide assistir cuidadosamente às imagens das infrações (múltiplas passagens em sinal vermelho). Com gesto de cuidado, ele descarta duas das infrações. Para as restantes, ajusta a multa inicial, reduzindo depois o valor.
3. Perdoada
Este vídeo ficou marcado pela intensidade emocional. Uma mulher compareceu ao tribunal visivelmente fragilizada, relatando que havia passado por um ano devastador, incluindo a perda de um filho vítima de violência. Em vez de apenas aplicar a penalidade, Caprio parou para ouvi-la com atenção, acolheu sua dor e decidiu perdoar as multas acumuladas.
Os videos mostram que, por trás da toga, o “juíz mais legal do mundo”, Frank Caprio era um ser humano disposto a oferecer não apenas justiça, mas também solidariedade e conforto em um momento de extrema vulnerabilidade.
Leia também:
- Juiz acusa empresa de atrasar ação e aplica multa por mau uso de IA em processo
- Meta tem vitória na justiça sobre treinamento de IA com livros
VÍDEO | Deep Fakes impressionantes
Leia a matéria no Canaltech.