4 motivos para você não comprar fones do tipo “headphone”

Tecnologia

Embora sejam produtos que trazem alta qualidade de som em comparação com fones de ouvido TWS, os headphones ainda apresentam algumas desvantagens. Por isso, é importante saber de alguns pontos negativos que esse tipo de produto traz, especialmente antes de comprar um novo. 

Veja abaixo quatro motivos para evitar os headphones:

  1. Desconforto nas orelhas;
  2. Espuma frágil;
  3. Dificuldade de transporte;
  4. Mais risco de roubo.

1. Desconforto nas orelhas

Headphones são maiores e, em alguns casos, cobrem toda a orelha de quem está usando. Por isso, a experiência pode se tornar bastante desconfortável, especialmente para quem usa o produto por muitas horas seguidas. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esse problema se agrava para quem usa óculos, já que os headphones tendem a apertar as hastes contra as laterais da cabeça. Nestes casos, é comum que essa pressão cause dor após apenas alguns minutos. 

Além disso, o formato dos headphones faz com que seja mais difícil usá-lo com a cabeça encostada em algum apoio ou enquanto deitado. Dormir com esse tipo de fone em um avião, por exemplo, é praticamente impossível, diferentemente da experiência com os fones TWS mais tradicionais. 

Usando headphone fone desconfortável
Headphones são mais desconfortáveis para quem usa óculos (Imagem gerada por IA/Gemini)

2. Espuma frágil

Dependendo do tipo de headphone, as espumas laterais podem se desgastar de forma relativamente fácil. Afinal, é uma parte que está em constante contato com a pele, incluindo o suor e outros fluidos. 

Naturalmente, esse problema é menos frequente para modelos de marcas mais conhecidas. No entanto, não pode ser negligenciado. 

Em alguns casos, é possível comprar espumas de reposição nas lojas oficiais das empresas, ou mesmo em plataformas de marketplace. Mesmo assim, é uma substituição mais difícil em comparação com as borrachinhas de fones TWS, por exemplo. 

3. Dificuldade de transporte

Fones de ouvido do tipo headphone possuem dimensões bem maiores que os TWS. Por isso, normalmente são mais difíceis de levar em mochilas ou bolsas, além de ser impossível transportar no bolso. 

Existem alguns headphones com estrutura que se dobra, o que facilita o transporte em algumas situações. Modelos mais avançados vêm até com uma capa de proteção própria. 

Capa para headphone
Headphones ocupam muito mais espaço na mochila (Imagem: Divulgação/Sony)

Mesmo assim, não há como negar que os TWS são muito mais práticos para transportar a qualquer lugar, especialmente em locais como academia, trabalho ou escola/faculdade.

4. Maior risco de roubo 

Essa característica depende bastante dos ambientes em que o headphone será usado. Mas, por ser um produto que chama mais atenção, tende a ficar mais sujeito a roubos e furtos. 

Além disso, o headphone é um produto capaz de funcionar “por conta própria”. Ou seja, se alguém se apropriar indevidamente, pode sair usando e depois carregar na tomada — enquanto fones TWS se tornam inúteis sem suas respectivas capinhas de recarga, que geralmente estão bem guardadas. 

A vulnerabilidade ao roubo dos headphones tende a ser maior em locais públicos e movimentados. Considerar esse e os outros fatores pode ajudar na escolha do tipo de fone mais adequado para cada rotina.

Leia mais no Canaltech:

Será que fones abaixo de R$ 50 valem a pena?

Leia a matéria no Canaltech.