4 presentes de Natal para quem vive perdendo as coisas

Tecnologia

A rotina agitada ou a simples distração natural faz com que muita gente perca minutos preciosos do dia atrás de objetos essenciais. Para esse perfil de pessoa, o melhor presente de Natal é aquele que devolve o controle e a paz de espírito.

Selecionamos quatro itens tecnológicos que funcionam como verdadeiros assistentes pessoais para a organização. São soluções que vão desde rastreadores de alta precisão até dispositivos que eliminam a necessidade de carregar chaves físicas.

Confira 4 ideias de presentes para quem vive perdendo as coisas:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Tags de localização;
  2. Cartão rastreador;
  3. Fechadura digital;
  4. Echo Dot.

1- Tags de Localização (AirTag, Galaxy Tag, Moto Tag)

As tags de localização se tornaram o padrão ouro para encontrar objetos perdidos. O funcionamento é simples: basta prender o dispositivo no chaveiro, na mochila ou colocar dentro da mala para monitorar a localização direto pelo celular.

A precisão é o grande diferencial destes aparelhos. Modelos como o AirTag, Moto Tag e Galaxy Tag utilizam tecnologia de banda ultralarga para guiar o usuário até o ponto exato do objeto, com instruções de direção e distância na tela do smartphone. É o fim da procura interminável pelas chaves antes de sair de casa.

Tags de localização são ótimas opções para encontrar qualquer acessório (Imagem: Erick Teixeira/Canaltech)

É importante destacar que esses aparelhos dependem de um celular por perto para determinar a localização. Assim, a escolha do modelo depende do celular do usuário. 

Para quem tem iPhone, a única escolha é o AirTag, da Apple.a Galaxy Tag funciona com qualquer Android, mas só recebe sinal de outros celulares Samsung. A Moto Tag, por sua vez, é mais universal, e tanto funciona com qualquer Android, como recebe o sinal de smartphones de outras marcas — exceto Apple. 

2- Rastreador no formato de cartão 

Para quem perde a carteira com frequência, as tags tradicionais podem fazer muito volume. A solução ideal são os rastreadores em formato de cartão, como o Chipolo Card ou Tile Slim. Eles possuem a espessura de um cartão de crédito e encaixam perfeitamente nos compartimentos da carteira.

Assim como as tags comuns, eles se conectam ao celular via Bluetooth. Caso a carteira suma, o aplicativo mostra a última localização conhecida ou faz o cartão emitir um som alto para facilitar a busca, mesmo se estiver escondido entre as almofadas do sofá.

Assim como as tags, eles também precisam de um celular por perto para determinar a localização, mas costumam ser mais “universais”. O ponto negativo é que tem vida útil: quando acaba a bateria, não é possível substituir, como as de tags. Ainda assim, são acessórios que costumam durar mais de dois anos. 

Cartões rastreadores são as alternativas para quem perde muito a carteira (Imagem: Divulgação/Geonav)

3- Fechadura Digital

Essa é a solução definitiva para quem vive perdendo as chaves de casa. A melhor forma de acabar com esse problema é eliminar totalmente a necessidade por chaves. A fechadura digital substitui o miolo tradicional da porta e permite o acesso por meio de senha numérica, impressão digital, cartão NFC ou até mesmo aplicativo de celular.

Este presente resolve o problema na raiz. O morador nunca mais precisa se preocupar se trancou a porta ou onde deixou o molho de chaves. Além da praticidade, oferece recursos como senhas temporárias para visitas e registro de entrada.

Fechaduras digitais são as opções para quem perde as chaves com frequência (Imagem: Divulgação/KaBuM!)

Caso prefira, também é possível utilizar chaves tradicionais nesses dispositivos — mas se esquecê-las, não tem problema. 

4- Echo Dot

Um Echo Dot vai muito além de tocar música; ele funciona como um localizador de celular dentro de casa. Para quem vive esquecendo onde apoiou o telefone, basta dar um comando de voz como “Alexa, encontre meu telefone”.

O assistente faz o aparelho tocar no volume máximo, mesmo que esteja no modo silencioso. Além disso, ajuda a organizar a rotina com lembretes e listas, o que combate o esquecimento de tarefas importantes no dia a dia.

Essa função é compatível com qualquer dispositivo Echo, então mesmo se quiser a Echo Pop mais baratinha, ou uma Echo Show mais completa, poderá aproveitar essa praticidade. 

Echo Dot também é ótima para encontrar o celular dentro de casa (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.