5 aeroportos mais difíceis de pousar do mundo

Tecnologia

As viagens aéreas ficaram tão populares que já dá para encontrar aeroportos em praticamente qualquer lugar do mundo, inclusive em regiões remotas e com condições nada agradáveis que desafiam as regras da aviação e a técnica dos pilotos. 

Pode não parecer, mas as etapas mais perigosas dos voos são a decolagem e o pouso. Agora, imagine só realizar estes procedimentos em pistas curtas, no topo de montanhas e até na paisagem congelada da Antártida

Aperte os cintos e acompanhe o CT Auto neste passeio por alguns dos aeroportos mais desafiadores do mundo: 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 1. Aeroporto de Barra, Escócia

Uma pequena ilha no litoral oeste da Escócia abriga o Aeroporto Barra. A região remota combinada à baixa demanda fez com que o aeroporto ali tenha nada mais que uma torre de controle e um pequeno terminal

Note que não mencionamos pistas, até porque não há nenhuma ali. Na verdade, os aviões pousam na faixa de areia perto da água em posições que variam de acordo com a força e direção do vento

2. Aeroporto Internacional de Paro, Butão

O aeroporto de Paro, no Butão, fica em um dos locais mais geograficamente complicados no mundo. O motivo? O terminal fica em um vale cercado por picos de 5.500 m e densas florestas

Somente algumas dezenas de pilotos têm permissão para voar por lá, e os voos só podem ocorrer durante o dia. Quer mais? Saiba que a pista do terminal é tão íngreme que só pode ser vista pelos pilotos quando falta pouco para o pouso.  

3. Aeroporto Internacional Courchevel, nos Alpes Franceses

Os Alpes Franceses abrigam uma das mais luxuosas estações de esqui do mundo, e uma das formas de chegar lá é pelo aeroporto de Courchevel. A má notícia é que só pilotos (muito) treinados podem guiar aeronaves para a pista de lá, que mede apenas 500 m. 

Além de curta, a pista fica em uma região com geografia desafiadora. Na prátic,a os voos só podem acontecer lá quando as condições meteorológicas estão adequadas, sem ventos ou tempestades.  

4. Aeroporto Internacional Princesa Juliana, St. Maarten

Já imaginou curtir um dia ensolarado na praia e ver subitamente uma aeronave sobrevoando a faixa de areia enquanto se prepara para descer? Pois é esta a visão que os banhistas têm na ilha de Sint Marteen, no Caribe. 

Como o aeroporto é próximo da praia, as aeronaves se aproximam da pista a altitudes baixas o suficiente para derrubar pessoa com a força dos ventos disparados pelos motores. 

5. Pista de Pouso Phoenix, Antártida

A pista de pouso em um dos continentes mais remotos do mundo não podia ficar de fora desta lista. Claro, não se trata de um aeroporto propriamente dito, mas sim de uma pista encontrada perto da base militar McMurdo Station

Certificada pela Força Aérea norte-americana, a pista não tem iluminação nenhuma — ou seja, os pilotos descem ali com a ajuda dos instrumentos no cockpit das aeronaves.

Leia também:

Vídeo: Aviões que são à prova de radar

Leia a matéria no Canaltech.