A Alexa é uma assistente muito prática no dia a dia, mas também gera questões sobre privacidade por ouvir conversas diárias. Alguns ajustes no próprio serviço ajudam a reduzir a exposição e ter um controle maior sobre os dados compartilhados.
- O que é Alexa+? Conheça a atualização da assistente da Amazon
- Alexa | 280 comandos de voz que você precisa conhecer
O aplicativo da Alexa para celulares e o site de configurações de privacidade da Alexa contam com uma série de recursos para apagar o histórico e gerenciar permissões. Confira as dicas a seguir:
5 ajustes de privacidade na Alexa
As opções são:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Apagar o histórico de conversas
- Excluir comandos
- Desativar anúncios personalizados
- Gerenciar permissões de skills
- Desligar o microfone
1. Apagar o histórico de conversas
A Alexa permite que você apague o histórico das gravações, mas alerta que a capacidade de entender comandos e responder pode ser prejudicada no processo. Caso você prefira maior privacidade, é possível pedir para que a assistente remova as gravações após 3 ou 18 meses.
A opção está disponível na seção “Gerenciar seus dados da Alexa”.
2. Excluir comandos
Existe uma função específica para excluir comandos recentes e não salvá-los no histórico. Ao habilitar o modo “Habilitar exclusão por voz” nas configurações, basta falar frases como “Alexa, exclua o que eu disse” ou “Alexa, exclua tudo o que eu disse hoje” para apagar interações.
3. Desativar anúncios personalizados
Por padrão, a Alexa avalia os interesses das pessoas para fornecer anúncios personalizados. Caso você não queira que isso aconteça, é possível desativar a personalização nas áreas “Gerenciar Permissões das Skills e Preferências de Anúncios” e “Gerenciar seus dados da Alexa”.
Vale lembrar que isso não remove eventuais anúncios, apenas impede a segmentação de acordo com os hábitos de cada pessoa.
4. Gerenciar permissões de skills
As skills da Alexa são complementos de terceiros que podem pedir acesso a informações sensíveis, como localização e número de telefone celular. Você pode conferir todas as permissões concedidas às skills nas configurações de privacidade.
5. Desligar o microfone
Uma solução mais simples é desativar o microfone dos dispositivos Echo. Nesse caso, basta pressionar o botão físico para interrompê-lo — ao usar novamente, é só ligar o microfone e voltar a falar com a assistente.

Leia também:
- Minha conta da Amazon foi hackeada: veja o que fazer
- Quais são as melhores Alexa para comprar em 2025?
- Os melhores dispositivos Alexa para cada cômodo da sua casa em 2025
VÍDEO: Qual é a melhor Alexa? Echo Show, Echo Dot ou Echo?
Leia a matéria no Canaltech.