Quem não ama quando lançam nos cinemas uma biografia de alguém famoso? A grande maioria fala de personalidades da música, e muitas obras recebem várias indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Ator e Melhor Atriz e até de Melhor Filme.
- 5 filmes estrangeiros mais premiados no Oscar
- Como são escolhidos os indicados e os vencedores do Oscar?
Nesta semana, chegou ao cinema a cinebiografia do cantor Bob Dylan, Um Completo Desconhecido. Com oito indicações ao Oscar, a obra promete na cerimônia deste ano e Timothée Chalamet é um candidato forte ao Oscar de Melhor Ator.
E o Oscar adora uma cinebiografia, tanto que 21 obras já venceram na categoria mais importante da cerimônia, a de Melhor Filme. Só que os atores que interpretaram os astros e estrelas nem sempre conseguem conquistar a estatueta mais famosa do mundo do cinema.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Canaltech listou cinco atores que ganharam o Oscar por interpretar pessoas reais, como Rami Malek quando deu vida ao cantor Freddie Mercury, Jamie Foxx quando interpretou Ray Charles, Marion Cotillard quando fez o papel de Edith Piaf e Renée Zellweger quando deu vida a Judy Garland.
1. Rami Malek
O astro conhecido pelo papel principal na série Mr Robot ficou mais famoso ainda quando interpretou o vocalista do Queen, Freddie Mercury, na cinebiografia Bohemian Rhapsody.
No Oscar de 2019, Rami Malek conseguiu o Oscar de Melhor Ator pelo papel, mas é considerado pelas críticas um dos piores vencedores na categoria de todos os tempos.
Bohemian Rhapsody está disponível na Netlix e no Disney+.
2. Jamie Foxx
No filme Ray, que conta 30 anos da história de vida do músico Ray Charles, incluindo suas lutas e a fase em que lidou com abuso de drogas, Jamie Foxx aparece assustadoramente parecido com o pianista.
Tanto que, para um choque de zero pessoas, Jamie ganhou o Oscar de Melhor Ator no Oscar de 2005 pelo seu papel em Ray, considerada uma das cinebiografias mais impactantes do século 21.
Ray está disponível para aluguel e compra na Amazon, Claro TV+ e iTunes.
3. Marion Cotillard
A atriz francesa Marion Cotillard também impressionou com sua interpretação da cantora Édith Piaf no filme Piaf – Um Hino ao Amor. O longa acompanha a vida turbulenta de Piaf, incluindo sua infância na pobreza, seu sucesso subsequente e suas muitas tragédias pessoais e vício em drogas.
Não à toa, Marion Cotillard venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo seu papel em 2008. Sua interpretação até hoje é aclamadíssima pela crítica, que considera essa uma das maiores atuações femininas de todos os tempos.
Piaf – Um Hino ao Amor está disponível na Claro TV+.
4. Renée Zellweger
Assim como Rami Malek, a atuação de Renée Zellweger no filme Judy, que mostra o último ano da vida da atriz e cantora Judy Garland, não foi lá tão elogiada.
Renée venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2020, mas, apesar de se esforçar no papel, não captou a essência de Judy Garland e muitos críticos constantemente debatem se ela merecia de fato a estatueta ou não.
Judy está disponível no Prime Video.
5. Reese Witherspoon
No papel do grande amor da vida do cantor Johnny Cash, Reese Witherspoon deu vida a June Carter Cash no filme Johnny e June, com Joaquin Phoenix no papel do cantor. O longa mostra a turbulenta relação dos dois e a longa luta de Johnny Cash contra o abuso de drogas.
Reese e Joaquin mostram uma química impressionante no filme, e ela conquistou o Oscar de Melhor Atriz em 2006, que também é uma polêmica apesar de sua boa atuação.
Johnny e June está disponível no Disney+.
Leia a matéria no Canaltech.