
O Jaecoo 7 é um SUV híbrido plug-in fabricado pela marca chinesa que faz parte da joint-venture Omoda & Jaecoo, do Chery Group International. O modelo chegou ao Brasil em 2025 para rivalizar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e, principalmente, BYD Song Plus e GWM Haval H6.
- Testamos os novos Jaecoo 5 e Jaecoo 8, novos SUVs que virão ao Brasil
- Omoda & Jaecoo quer fábrica no Brasil em 2025, mas lugar segue indefinido
Para ganhar mercado de competidores já estabelecidos no mercado verde-amarelo, o Jaecoo 7 conta com alguns atrativos interessantes, como a autonomia combinada, que é superior a 1.300 quilômetros por carga.
Há ainda um pacote recheado de tecnologias, que são voltadas tanto para o auxílio à condução quanto para o conforto e o entretenimento dos ocupantes a bordo. E é sobre algumas curiosidades tecnológicas que o CT Auto vai dissertar a partir de agora. Confira.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
5. “Olá, Jaecoo”
Os carros que aceitam comandos de voz por meio de uma saudação simples não são novidade, mas o “mascote virtual” do Jaecoo 7, que executa tarefas ao escutar a frase “Olá, Jaecoo”, não pode deixar de ser citado em uma lista de curiosidades tecnológicas.
Ver essa foto no Instagram
Afinal, o simpático assistente abre e fecha o teto solar, levanta e abaixa os vidros e atua nos controles de climatização e do sistema de som com rapidez e precisão. No caso do teto solar, porém, há um “senão”: ele abre as duas partes do sistema, mas fecha apenas a envidraçada.
4. Ajuste dos retrovisores
O Jaecoo 7 é “moderno demais” em alguns pontos que, na verdade, poderiam ser resolvidos com maior praticidade. O principal exemplo é o ajuste dos retrovisores laterais, que é simplesmente impossível de ser feito sem uma aula prévia — ou uma lida no manual.
Ver essa foto no Instagram
Para conseguir o acerto, é preciso procurar na central multimídia e, ao achar o caminho, realizar os movimentos por meio dos conjuntos de botões posicionados nos dois lados do volante. O ar-condicionado também só é ajustável por meio da central ou, então, por comandos de voz.
3. Botões invertidos
Quem tem carro com vidros elétricos, por mais simples que seja o modelo, já se acostumou a empurrar o botão para abrir a janela e puxar para que ela se feche, certo? No Jaecoo 7, porém, eles funcionam ao contrário.
Ver essa foto no Instagram
O movimento necessário para abrir o vidro sem depender do comando “Olá, Jaecoo” é puxar o botãozinho para cima, no sentido inverso do tradicional. Para fechar, basta apertar para baixo, que a janela sobe (sim… é paradoxal mesmo).
2. Ligar/Desligar “diferente”
O simples ato de ligar e desligar o Jaecoo 7 também foge dos padrões comuns e necessita de conhecimento prévio para o usuário não passar vergonha. Não entendeu? O CT Auto explica como foi nossa experiência.
Ver essa foto no Instagram
A tecnologia permite que as maçanetas escamoteáveis surjam sem a necessidade de tirar a chave do bolso, e isso é legal. Para efetivamente ligar o carro, porém, não há encaixe para a chave ou botãozinho de partida. É preciso pisar no freio. Desligar é ainda mais complicado, já que é preciso sair do veículo e trancar a porta. Sem isso, até o sistema de som permanece funcionando. Prático, mas meio confuso.
1. Ajuda, mas atrapalha
Um recurso bem legal que o Jaecoo 7 tem, e também não é exclusividade do SUV chinês, é o que aciona a câmera lateral sempre que a seta é ligada. Ele projeta na tela da central multimídia a imagem em 3D do carro e tudo o que está em volta, evitando surpresas — como um motociclista no ponto cego.

Há um “probleminha” com esse recurso tecnológico, porém: quando o motorista está usando um aplicativo de trânsito e precisa saber exatamente em que ponto realizar a conversão, o acionamento do sistema pode atrapalhar mais do que ajudar, pois troca a tela do app pelas imagens da câmera.
Leia também:
- Quanto custaria uma Yamaha RD 350 LC hoje, com a inflação?
- Carros autônomos ainda não podem circular no Brasil; entenda o motivo
Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil?
Leia a matéria no Canaltech.

