5 dicas para evitar cair no golpe do combustível adulterado

Tecnologia

Os problemas com a venda de combustível adulterado em postos de gasolina no Brasil não são novos, mas voltaram à tona na última semana por conta da Operação Carbono Oculto, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo. A ação identificou um esquema bilionário de fraude no setor de combustíveis, e colocou em xeque a qualidade dos compostos que são vendidos pelos estabelecimentos.

O esquema de adulteração dos combustíveis tinha como um dos alicerces a utilização do composto metanol na mistura da gasolina. Como o CT Auto mostrou em outro conteúdo, o solvente pode causar danos severos não apenas aos componentes do veículo, mas também à saúde das pessoas que tiverem contato com ele.

Diante de tanta preocupação com o assunto e a iminente certeza de que muitos postos têm se aproveitado de meios ilícitos para expandir ainda mais o lucro com combustível, o CT Auto preparou uma lista com 5 dicas para ajudar a evitar que você seja a próxima vítima desse golpe. Confira.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Olho na “bandeira”

A primeira dica para evitar cair no golpe do combustível adulterado é, também, a mais simples de todas: abastecer somente em postos com “bandeira” conhecida, ou seja, de distribuidoras grandes, reconhecidamente corretas.

Posto de gasolina sem bandeira pode ser “pirata” e ter combustível adulterado (Imagem: Divulgação/BR Distribuidora)

Evite colocar combustível nos chamados “postos piratas”, aqueles que copiam a identidade visual das grandes marcas, mas, na verdade, não são atreladas a elas, e fazem uso da imagem semelhante para ludibriar os consumidores.

4. Fuja dos aplicativos de preços

Você pode até achar que a utilização de aplicativos que indicam postos na região com preços menores dos combustíveis vai ajudar a economizar alguns trocados, mas, na real, eles podem estar te colocando no caminho de uma grande cilada.

CaptionCuidado ao procurar postos de combustível por indicação de aplicativos (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Os apps não levam em consideração a qualidade do produto e nem a reputação do estabelecimento, já que o algoritmo trabalha em cima de números frios; ou seja, do preço cobrado pelo combustível. Como sabemos, o preço de um combustível adulterado costuma ser bem mais baixo que a média do mercado, então…

3. Cuidado com promoções “mágicas”

A terceira dica para evitar cair no golpe do combustível adulterado está diretamente ligada com a anterior, e diz respeito ao preço. Como adiantamos, um posto que vende gasolina ou etanol por preços muito abaixo do mercado pode estar vendendo produtos fora do padrão.

Preço muito baixo também pode ser indicativo de combustível adulterado (Imagem: Divulgação/Senado Federal)

O uso de uma quantidade maior de etanol na mistura ou de outro produto, como metanol e até água, prejudica a qualidade final da gasolina, do diesel e do próprio etanol, mas permitem a venda por um preço mais baixo. Olho nisso.

2. Exija a nota fiscal

Essa dica, na verdade, não vai evitar que o combustível adulterado entre, de fato, no tanque do seu veículo, mas dará a você, consumidor, uma segurança maior, caso precise acionar os órgãos competentes em uma disputa jurídica contra o posto.

Exigir a nota fiscal pode ajudar se o combustível estiver adulterado e causar danos ao veículo (Imagem: Jornal VS_

Lembre-se de que as denúncias podem ser feitas tanto à polícia quanto ao Procon local e, também, diretamente para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por isso, não se esqueça: peça sempre a nota fiscal.

1. Desconfiou? Peça o teste

Para fechar nossa lista com dicas que podem te ajudar a não cair no golpe do combustível adulterado está outra voltada para prevenção: desconfiou da “cara” do posto, mas não tem como procurar outro para abastecer? Exija o teste antes de colocar o produto no tanque.

Desconfiou do posto ou do combustível? Você pode exigir um teste volumétrico na hora (Imagem: Phabrika Photo/Envato/CC)

Segundo os órgãos oficiais de fiscalização, o consumidor tem o direito de exigir o teste de qualidade e volumétrico, já que os estabelecimentos são obrigados a realizar o procedimento na hora e, assim, evitar a denúncia.

Gostou das nossas dicas sobre como evitar cair no golpe do combustível adulterado? Vamos relembrar, então, 5 ações que podem te ajudar.

  1. Olho na bandeira
  2. Fuja dos aplicativos de preço
  3. Cuidado com promoções “mágicas”
  4. Exija a nota fiscal
  5. Peça o teste de qualidade e volumétrico

Leia também:

Vídeo: Conheça o combustível que “limpa” a atmosfera

Leia a matéria no Canaltech.