Uma das civilizações mais antigas e intrigantes do mundo, os vikings marcam presença na ficção de diversas maneiras. Seja na televisão, com o sucesso da série Vikings, ou nos videogames, com Assassin’s Creed Valhalla, a cultura nórdica nunca saiu de moda na indústria do entretenimento, então é claro que o cinema também já mergulhou na extensa história do povo escandinavo com filmes tão grandiosos quanto o legado deixado por esses guerreiros.
- Evidências arqueológicas — ou ausência delas — derrubam 7 mitos sobre vikings
- Quem eram as mulheres vikings e quais os seus papéis na sociedade escandinava?
Melhores filmes de vikings de todos os tempos
Se você adora ficção histórica e está em busca de produções que exploram a cultura nórdica, o Canaltech selecionou os 5 melhores filmes de vikings de todos os tempos. Confira mais detalhes sobre os títulos a seguir:
- O Homem do Norte (2022)
- Como Treinar o Seu Dragão (2010)
- A Lenda de Beowulf (2007)
- O 13º Guerreiro (1999)
- Vikings, os Conquistadores (1958)
O Homem do Norte
Uma das produções mais recentes quando estamos falando da representação do povo nórdico nas telonas é o filme O Homem do Norte. Dirigido por Robert Eggers (Nosferatu), o longa tem um elenco de peso, trazendo nomes como Alexander Skarsgård (Diários de um Robô-Assassino), Nicole Kidman (Babygirl) e Ethan Hawke (O Telefone Preto), apenas para citar alguns.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Baseado na lenda viking que serviu de inspiração para Hamlet, de William Shakespeare, O Homem do Norte acompanha Amleth (Alexander Skarsgård), um príncipe que está prestes a ser tornar um homem quando seu pai é brutalmente assassinado pelo irmão, que ainda sequestra a mãe do menino.
Duas décadas depois, Amleth se torna um viking poderoso, embarcando em uma missão para salvar a mãe e, finalmente, vingar-se pela morte do pai.
O Homem do Norte está disponível para streaming no Telecine e para compra ou aluguel em Prime Video, Apple TV e Google Play.
Como Treinar o Seu Dragão
A versão live-action de Como Treinar o Seu Dragão fez sucesso nas telonas no início de junho, mas nada melhor do que apreciar a animação que inspirou o remake. Lançado em 2010, o filme animado é perfeito para quem quer se divertir com a temática nórdica, sendo também uma ótima maneira de apresentar o universo de guerreiros viking para as crianças.
A história de Como Treinar o Seu Dragão segue Soluço, um garoto que é filho do líder de uma vila viking, mas que não leva muito jeito como caçador de dragões. Decidido a provar seu valor, Soluço vai atrás de uma fera que, reza a lenda, é a mais letal de todas. Contudo, ao encontrar o animal, ele percebe que as coisas não são bem assim, e uma amizade improvável surge a partir disso.
Como Treinar Seu Dragão está disponível para compra e aluguel no Prime Video, Google Play, Apple TV e YouTube.
A Lenda de Beowulf
Uma das melhores formas de entender a cultura nórdica é a partir de seus mitos e contos, como a famosa história de Beowulf, um poema épico datado do século VII que segue um herói lendário que habitou a região conhecida como Dinamarca hoje em dia — e a animação A Lenda de Beowulf reconta esse clássico de forma bastante fiel.
Lançado em 2007, o longa dirigido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro) resgata o imaginário escandinavo com uma tecnologia de animação bastante realista que, embora possa causar estranhamento, funciona dentro da proposta épica do conto original.
Na trama, seguimos o cavaleiro Beowulf chegando à corte do Rei Hrothgar para combater um demônio chamado Grendel, enfrentando também a ira de uma criatura má e sedutora que está em busca de vingança.
A Lenda de Beowulf está disponível para compra ou aluguel em Prime Video, Google Play e Apple TV.
O 13º Guerreiro
Mais um filme que traz a cultura nórdica em sua trama é O 13º Guerreiro, do diretor John McTiernan (Duro de Matar). O longa é estrelado por Antonio Banderas (A Pele Que Habito) e mostra um encontro entre dois povos que quase nunca é retratado no cinema: os vikings e os árabes.
Na trama, Banderas vive um nobre árabe que é exilado, levando-o a entrar em contato com um grupo de nórdicos. O problema é que esses guerreiros estão enfrentando estranhas criaturas sobrenaturais, o que obriga o herói a se aliar aos vikings para ajudá-los a acabar com a estranha ameaça.
Vale mencionar ainda que o filme apresenta uma reinterpretação do poema épico de Beowulf, expandindo o conto original ao incluir outros povos e culturas na história.
O 13º Guerreiro está disponível para streaming no Disney+.
Vikings, os Conquistadores
Se você gosta de um clássico, o filme Vikings, os Conquistadores é uma boa pedida. Estrelado por Kirk Douglas (Spartacus) e Tony Curtis (Quanto Mais Quente Melhor), o longa aposta na grandiosidade da cultura nórdica para entregar uma das melhores histórias de vikings do cinema.
Sob comando do diretor Richard Fleischer (Conan: O Destruidor), a trama acompanha Einar (Kirk Douglas), o filho de Ragnar (Ernest Borgnine) e futuro herdeiro do trono viking, que embarca em uma jornada ao lado de seu meio-irmão, Eric (Tony Curtis), para resgatar a princesa Morgana (Janet Leigh) depois que ela é sequestrada em um ataque surpresa.
Vikings, os Conquistadores está disponível para streaming no Prime Video.
Leia também:
- DNA Viking ajuda a revelar quando surgiu a mutação genética que combate o HIV
- Arqueólogo navega em réplica de barco viking por três anos e refaz rotas reais
- Tesouro Viking | Pingente guarda mistério e pode ser uma cruz ou martelo de Thor
Leia a matéria no Canaltech.