5 passos para deixar seu celular a prova de ladrão no carnaval

Tecnologia

Os blocos de rua são o cenário perfeito para quem busca diversão no Carnaval, mas também para quem procura um descuido. A aglomeração facilita a ação rápida de quem quer levar seu aparelho. Você pode usar apps para manter a segurança, porém, também é possível usar soluções físicas para evitar roubos. Confira cinco itens que dificultam o furto e garantem que sua única preocupação seja a agenda dos blocos.

Entre os itens que garantem a segurança, estou as tradicionais pochetes, que atualmente contam com versões mais modernas, adaptáveis e até utensílios que podem ser acoplados a celulares e bolsas. 

1. Use uma “doleira”invisível ou cinto de corrida

O cinto de corrida e uma alternativa barata que garante segurança (Imagem: Reprodução/Amazon)

Um clássico que ainda funciona. Quando for cair nos bloquinhos não esqueça de colocar o celular em uma doleira. Mesmo os modelos antigos, sem glamour e meio “feios” fazem diferença. Use o acessório na parte da frente do corpo por baixo das roupas para aumentar a sua segurança.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para quem procura algo mais moderno e mais discreto, o mundo fitness oferece o cinto de corrida (running belt). Ele é feito de tecido elástico e impermeável, e sua vantagem é ficar colado ao corpo, manter o celular firme e não fazer volume.

2. Anéis de retenção

Anéis de retenção podem ser acoplados no celular para evitar furtos e quedas (Imagem: Reprodução/Amazon)

Se você precisa tirar o celular para filmar o trio, o risco aumenta. A solução é colar um anel de metal ou um suporte tipo “popsocket” na traseira da capinha.

Ao passar o dedo pelo anel, você cria uma trava mecânica. Mesmo que alguém dê um tapa na sua mão para derrubar o aparelho, o anel mantém o celular preso ao seu dedo.

3. Capas de alta aderência

Muitos roubos acontecem porque o celular escorrega fácil de mãos suadas ou molhadas de chuva. Evite capas de plástico liso ou silicone muito macio.

Invista em capas com texturas ásperas ou emborrachadas, conhecidas como “High Grip”. Quanto mais atrito a capa tiver com a sua mão, menor a chance de queda ou puxão.

4. Travas de zíper para mochilas e bolsas

Travas antifurto para zíperes dificultam a vida daqueles que tentam abrir bolsas (Imagem: Reprodução/Amazon)

Se você vai levar uma mochila de ombro ou “shoulder bag”, o zíper é o ponto fraco. A solução é simples e barata: clips de travamento de zíper ou pequenos mosquetões de rosca.

Em um bloco lotado, é difícil sentir alguém abrindo o zíper suavemente fora de sua visão. Ao travar os dois cursores do zíper um no outro com um clip de metal, você anula a abertura silenciosa.

O ladrão precisaria usar as duas mãos e fazer força para destravar, o que chama muita atenção e leva tempo. Ladrões de ocasião detestam obstáculos que demoram para ser vencidos.

5. Leve o “celular do ladrão”

Levar um aparelho mais simples pode proteger seu celular principal (Imagem: Tom Sodoge/Unsplash)

Apesar de não ser a melhor solução, deixar o celular principal em casa ainda faz diferença. O mercado de usados aquece nesta época com a busca por aparelhos básicos ou antigos.

Levar um modelo simples apenas para ligações e apps de transporte garante paz mental. Se for levado, o prejuízo é mínimo e seus dados bancários ficam seguros em casa

Leia mais no Canaltech

Assista: Saiba como PROTEGER as suas informações no seu CELULAR

Leia a matéria no Canaltech.