
O final do ano é sempre um momento de organização com foco no próximo ciclo e, na vida profissional, esse processo pode significar atualizar o LinkedIn. Essa repaginada na rede social pode ser importante tanto para quem busca uma nova oportunidade, quanto para aqueles que desejam apenas ajustar informações desatualizadas.
- 5 prompts para atualizar a foto do LinkedIn com o Gemini
- 5 prompts de IA que vão turbinar sua busca por emprego
Atualmente, os profissionais podem contar com a ajuda de recursos de inteligência artificial (IA) para otimizar diversas áreas do perfil, como título, biografia e descrições de experiências.
5 comandos para repaginar o perfil do LinkedIn
Confira, a seguir, 5 prompts para enviar às ferramentas de IA e repaginar seu perfil no LinkedIn em seções como:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Foto de perfil;
- Título;
- “Sobre” (biografia);
- Experiências;
- SEO e palavras-chave.
1. Foto de Perfil
Uma ótima forma de começar a atualizar o LinkedIn é pela foto de perfil, visto que uma imagem de qualidade causa uma boa primeira impressão. A IA pode ser uma aliada para ações como corrigir a iluminação e limpar o cenário ao fundo.
- Prompt: “Edite a imagem em anexo. Ajuste a iluminação sobre o meu rosto para simular uma luz natural suave e profissional. Simultaneamente, remova todos os objetos e distrações do fundo, deixando-o limpo, neutro e levemente desfocado para destacar minha imagem.”
2. Título
Junto ao nome, o título é um dos primeiros detalhes que os recrutadores leem quando se deparam com um perfil no LinkedIn. Essa seção influencia diretamente nas buscas na rede social e deve contar com palavras-chave estratégicas.
- Prompt: “Crie 3 opções de título para o LinkedIn para um [Seu Cargo] no setor de [Seu Setor]. Inclua palavras-chave estratégicas, destaque minha proposta de valor (como resolvo problemas) e mantenha um tom [Ex: executivo/inovador], com até 220 caracteres.”
3. “Sobre” (biografia)
A seção “Sobre” (ou biografia) pode ser uma das partes mais difíceis na hora de atualizar o LinkedIn, uma vez que o profissional precisa sintetizar todas as suas qualidades e experiências em um storytelling. O ideal é fugir de um texto robótico e criar uma narrativa envolvente sobre a trajetória.
- Prompt: “Escreva uma bio para o LinkedIn em primeira pessoa, baseada no meu currículo colado abaixo. Use storytelling para conectar minha paixão por [Sua Área] com meus principais resultados, mantendo um tom [Ex: inspirador] em 3 parágrafos curtos.”

4. Experiências
Nas experiências, em vez de descrever apenas as tarefas diárias executadas em cada um dos empregos, a dica é focar na experiência de uma forma que mostre o impacto real que você causou nas empresas por onde passou.
- Prompt: “Reescreva a descrição da minha experiência como [Cargo]. Transforme responsabilidades genéricas em 4 ‘bullet points’ que comecem com verbos de ação fortes e sugira onde posso incluir métricas (números/%) para comprovar meu impacto.”
5. SEO e palavras-chave
Por fim, mas não menos importante, está a necessidade de que o perfil no LinkedIn apareça nas buscas dos recrutadores. Neste caso, a IA pode simular um especialista em RH para identificar os termos técnicos que poderiam ser adicionados ao perfil.
- Prompt: “Atue como um recrutador experiente na área de [Sua Área]. Analise o texto do meu resumo (colado abaixo) e liste as 10 principais palavras-chave e competências técnicas que estão faltando e que eu deveria adicionar para melhorar meu ranqueamento.”
Leia também:
- IA do LinkedIn ‘entende’ o que você diz para buscar profissionais
- 6 prompts ideais no ChatGPT na preparação para entrevistas de emprego
- LinkedIn reforça verificação de perfis para combater fakes e fraudes
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)
Leia a matéria no Canaltech.

