
É possível preparar mensagens de ano novo com inteligência artificial (IA) através do ChatGPT, Gemini, Claude, Perplexity e demais assistentes. Para isso, basta usar utilizar prompts que detalham os seus objetivos, como preparar um recado para amigos ou família e criar legendas para redes sociais.
- 8 prompts para o ChatGPT escrever mensagens criativas
- 7 prompts para criar imagens incríveis no Gemini
5 comandos para mensagens de ano novo para o ChatGPT, Gemini e mais
A seguir, confira cinco exemplos de prompts para gerar mensagens de ano novo com IA:
- Mensagem para amigos ou família
- Legenda para Instagram, TikTok e mais
- Mensagens para grupos de WhatsApp
- Retrospectiva para o LinkedIn
- Mensagem para clientes
1. Mensagem para amigos ou família
Se a sua intenção é fazer uma mensagem de Ano Novo para enviar aos amigos e família pelo WhatsApp e demais redes sociais e está sem ideias, os assistentes podem ser um bom ponto de partida. Através deles, é possível gerar os recados com o seguinte comando, ajustando-o conforme as suas necessidades:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- “Escreva uma mensagem de Ano Novo para amigos próximos/família. Utilize um tom afetivo/divertido/informal/formal, valorizando a presença/apoio/convivência/gratidão pelos momentos ao longo de 2025. No final, deseje um 2026 com muito sucesso/felicidades/realizações”.
2. Legenda para Instagram, TikTok e mais
Caso tenha feito uma montagem de fotos ou vídeo para celebrar o fim do ano, o ChatGPT, Gemini, Claude, Perplexity e afins também podem te ajudar a fazer uma boa legenda para encerrar 2025 e receber 2026. Basta copiar este prompt e adaptá-los de acordo com o que você precisa no texto:
- “Crie uma legenda de Ano Novo para uma foto/sequência de fotos/vídeo que será publicado no Instagram/TikTok. Utilize um tom divertido/sério, mantendo o texto longo/curto, e destaque que 2025 foi um ano de muitas alegrias/realizações/desafios/lições. Deseje, também, um Feliz Ano Novo aos meus seguidores, ao final da legenda.”
3. Mensagens para grupos de WhatsApp
Quer desejar feliz ano novo em grupos de WhatsApp com amigos, colegas de estudos, vizinhos do condomínio e afins? Utilize o seguinte prompt para gerar a mensagem, personalizando-o conforme os seus objetivos:
- “Prepare uma mensagem de ano novo para o grupo do WhatsApp de amigos/trabalho/faculdade/condomínio/futebol. O texto precisa ser curto/longo/objetivo e trazer uma linguagem formal/informal/brincalhona/afetuosa, desejando um feliz 2026 com muitas realizações/alegrias/sucesso.”
4. Retrospectiva para o LinkedIn
Outra opção é preparar uma retrospectiva profissional para o LinkedIn. Neste caso, você precisa separar os destaques do ano para incluir no comando e, claro, adaptá-lo para atender os seus objetivos na publicação:
- “Prepare uma publicação para o LinkedIn para o encerramento de 2025. A ideia é fazer um texto formal/descontraído com uma linguagem objetiva e profissional, agradecendo parcerias e desejando continuidade, e fazer uma retrospectiva considerando o seguinte: [inserir os destaques]. Ao fim, deseje um excelente 2026 para todos.”
5. Mensagem para clientes
Donos de empresas e prestadores de serviços também podem gerar mensagens de fim de ano para enviar a seus clientes pelo WhatsApp, e-mail e afins. Para isso, é só utilizar o seguinte comando e ajustá-lo de acordo com as suas necessidades:
- “Monte uma mensagem de fim de ano para os clientes da Empresa X que será enviada por e-mail/WhatsApp. O texto precisa ser objetivo ter um tom profissional/descontraído, trazer agradecimentos aos clientes pela parceria e confiança ao longo de 2025 e reforçar a continuidade do relacionamento. Ao final, desejar um feliz 2026 com muitas conquistas/realizações/sucesso.”
Leia mais:
- 6 prompts do ChatGPT para criar apresentações no trabalho e faculdade
- 10 prompts ideais para quem é iniciante em linguagens de programação
- 6 prompts para ‘turbinar’ os seus estudos com o Gemini
VÍDEO: O ‘ChatGPT Atlas‘ chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra “lembrar” do que você gosta
Leia a matéria no Canaltech.

