Histórias protagonizadas por adolescentes nunca saíram de moda, especialmente na indústria televisiva. A década de 2000, por exemplo, foi um dos períodos mais marcantes para o universo teen na TV justamente pelas séries que acompanhavam os dramas e desafios da adolescência, a fase mais transformadora da vida.
- 5 melhores séries de mistério com turminhas adolescentes
- 10 séries adolescentes incríveis para assistir na Netflix
Séries adolescentes que marcaram os anos 2000
Se você tinha uma série adolescente favorita nos anos 2000 que deixou muita saudade, o Canaltech vai entrar na nostalgia hoje relembrando os programas teen que fizeram um baita sucesso naquela época. Confira!
- O.C.: Um Estranho no Paraíso
- Gilmore Girls
- One Tree Hill
- Veronica Mars: A Jovem Espiã
- Skins: Juventude à Flor da Pele
O.C.: Um Estranho no Paraíso
Uma das séries adolescentes mais famosas e marcantes dos anos 2000 é O.C.: Um Estranho no Paraíso. Lançada em 2003, a série só teve quatro temporadas, mas isso foi o bastante para coletar uma legião de fãs com personagens cativantes, como o adorado Seth Cohen (Adam Brody), e um das reviravoltas mais surpreendentes da TV.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Explorando o lado mais dramático e transformador da adolescência, O.C.: Um Estranho no Paraíso fez sucesso tratando de conflitos sociais e familiares a partir da história de Ryan (Ben McKenzie), um rapaz que sempre se mete em problemas e que é adotado por uma família de ricaços. No novo lar, ele enfrenta questões de adaptação à medida que descobre o amor e cria novos vínculos.
O.C.: Um Estranho no Paraíso está disponível para streaming na HBO Max.
Gilmore Girls
Mais um sucesso absoluto dos anos 2000 na TV que até os dias de hoje é lembrada com carinho pelos fãs é a série Gilmore Girls. Estrelado por Alexis Bledel (The Handmaid’s Tale) e Lauren Graham (Parenthood: Minha Família), o programa teve sete temporadas e ainda ganhou um revival em 2016, consolidando seu prestígio na televisão por abordar uma forte relação entre mãe e filha.
Criada por Amy Sherman-Palladino (Maravilhosa Sra. Maisel), Gilmore Girls acompanha a rotina de Lorelai Gilmore (Lauren Graham), uma mãe solteira e independente que tenta equilibrar seu complexo relacionamento com os pais conservadores e a criação de sua filha Rory (Alexis Bledel), uma garota estudiosa que está enfrentando as inseguranças da adolescência.
Gilmore Girls está disponível para streaming na HBO Max e na Netflix.
One Tree Hill
One Tree Hill também é aquela série que é o puro suco dos anos 2000. Com Chad Michael Murray (Uma Sexta Feira Mais Louca Ainda) e Sophia Bush (Todas Contra John) no elenco, o programa foi exibido por nove temporadas, fazendo um baita sucesso entre o público teen que simplesmente não se cansava dos intensos dramas vividos pelo grupo de protagonistas.
Na trama, os fãs acompanhavam religiosamente a história de dois meio-irmãos que, para além da paixão por basquete, parecem não ter mais nada em comum. Com intrigas familiares envolvendo os pais dos dois, a dupla logo se vê jogando no mesmo time da escola, descobrindo que possuem mais semelhanças do que acreditavam ter.
One Tree Hill está disponível para streaming no Prime Video.
Veronica Mars: A Jovem Espiã
Com apenas quatro temporadas, a série Veronica Mars: A Jovem Espiã conquistou os adolescentes dos anos 2000 que adorariam viver um dia de Sherlock Holmes. O programa marcou a carreira da atriz Kristen Bell (Ninguém Quer) na época.
Situada em uma comunidade de ricaços na Califórnia, Veronica Mars acompanha a jovem que dá título ao programa, uma garota inteligente e destemida que passa seu tempo livre sendo uma investigadora particular que se dedica a resolver os complexos mistérios da cidade.
Veronica Mars: A Jovem Espiã está disponível para streaming no Prime Video.
Skins: Juventude à Flor da Pele
Sucesso no Tumblr, a série britânica Skins: Juventude à Flor da Pele também deixou saudade em muita gente. O programa conquistou uma legião de fãs falando sobre famílias disfuncionais, transtornos mentais, bullying e outras temáticas envolvendo sexualidade, substâncias químicas e muito mais a partir da perspectiva de um grupo de adolescentes.
Apostando na complexidade de seus personagens e da intensidade da trama, Skins segue jovens amigos entre 16 e 18 anos que enfrentam o caos do amadurecimento na adolescência, enquanto lidam com suas próprias questões pessoais. A série ainda chamou a atenção na época por sua estrutura que, a cada duas temporadas, acompanhava um novo grupo de adolescentes.
Skins: Juventude à Flor da Pele não está disponível para streaming no Brasil atualmente.
Leia também:
- 10 filmes e séries juvenis brasileiros para assistir no streaming
- 9 filmes e séries com jovens brilhantes e prodígios
- 5 séries de comédia que definiram os anos 2000
Leia a matéria no Canaltech.