Só quem é realmente fã de uma série de televisão sabe o quão difícil é se despedir do show quando ele chega ao fim ou, em uma situação ainda mais difícil, é cancelado sem ganhar um final adequado.
- 5 séries que passaram do ponto e estragaram a história
- Como funciona o cancelamento de conteúdos na Netflix?
Ao longo dos anos, muitos seriados passaram pela experiência de terem suas histórias interrompidas mesmo quando o público clamava por mais tramas, imaginando possíveis desfechos para os personagens ou como eles estariam anos depois.
Séries resgatadas pela Netflix
Pensando nisso e, em alguns programas que graças a uma ajudinha conseguiram ter um final feliz, o Canaltech montou uma lista de 5 séries que foram resgatadas do fim ou cancelamento pela Netflix.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Já encerradas por suas respectivas emissoras, essas produções ganharam novas temporadas no serviço de streaming, quase sempre agradando seu público antigo e, de brinde, ganhando também uma nova audiência. Confira!
- Arrested Development (2003)
- Lúcifer (2016)
- Manifest: O Mistério do Voo 828 (2018)
- Designated Survivor (2016)
- Gilmore Girls (2000)
1. Arrested Development
Um dos casos mais famosos de resgate é o de Arrested Development, sitcom satírica lançada pela Fox em 2003 que logo em sua primeira temporada já foi um grande sucesso. Criada por Ron Howard, produtor de Felicity, a série tinha dois ingredientes fundamentais: um bom roteiro e um bom elenco, e apresentou um formato inovador entre os sitcoms que influenciou produções posteriores como Community e 30 Rock
Focada na disfuncional família Bluths, quando seu patriarca é preso e o filho Michael precisa assumir os negócios do grupo, a série foi cancelada em 2006 após sua terceira temporada, mas foi resgatada pela Netflix em 2013, seis anos depois, quando ganhou sua quarta season.
O sucesso do revival fez com que a Netflix investisse em uma quinta e última season, que demorou para sair do papel, mas foi lançada em duas partes entre 2018 e 2019.
2. Lúcifer
Até o senhor do inferno teve o seu momento de ser notado pela Netflix.
Lúcifer, série de fantasia urbana lançada pela Fox, que estreou com tudo no canal em 2016, foi outra que não escapou do cancelamento após o final da sua terceira temporada. Baseada no personagem homônimo dos quadrinhos da DC, quando ele decide abandonar o Inferno e administrar uma boate em Los Angeles, o show até tinha uma base de fãs fiéis, mas que não foram suficientes para que a Fox prosseguisse com o quarto ano do show.
A Netflix, no entanto, vendo o potencial desperdiçado de Lúcifer, comprou o programa pouco depois de um mês, e não só salvou o seriado como acabou lançando outras três temporadas, que tiveram enorme sucesso na plataforma, conquistando uma nova base de admiradores.
3. Manifest: O Mistério do Voo 828
Drama sobrenatural da NBC, Manifest: O Mistério do Voo 828 chegou em 2018 ao canal de TV a cabo, apresentando a história de um grupo de pessoas que desembarcam em Nova Iorque após cinco anos desaparecidas e passam a apresentar habilidades especiais que as guiam para resolver mistérios.
Bem recebida junto ao público, a produção foi renovada para uma segunda e terceira seasons, eventualmente também disponibilizadas no catálogo da Netflix. Uma aquisição que causou frisson entre seus fãs, já que a série alcançou o topo das paradas de audiência da plataforma ao mesmo tempo em que era cancelada pela Fox.
Tal sucesso e timing, é claro, não passaram despercebidos pela Netflix, que decidiu salvar a produção para uma quarta temporada. Dividida em dois volumes, a última season de Manifest teve ao todo 20 episódios, lançados no serviço entre 2022 e 2023 para alegria de muitos assinantes.
4. Designated Survivor
Muitas pessoas acham que Designated Survivor é uma série original da Netflix, mas a verdade é que o drama político que segue os passos de Thomas Kirkman, um sobrevivente designado, que ascende ao cargo de Presidente dos Estados Unidos após uma explosão matar todos à sua frente na linha de sucessão presidencial, é originalmente da ABC.
Lançado em 2015, o seriado estrelado por Kiefer Sutherland se saiu muito bem em sua primeira temporada e de maneira mais mediana na segunda, o que fez com que o canal de TV a cabo optasse por cancelá-lo em maio de 2018.
A Netflix, no entanto, de olho em novos títulos para o seu catálogo e sabendo da base de fãs que desejavam um final para o show, anunciou em setembro que iria se juntar a Lionsgate para dar continuidade à trama. Uma decisão que a levou a lançar uma terceira temporada de Designated Survivor em 2019 e, mais tarde, a cencelá-la novamente devido a uma série de complicações na contratação do elenco.
5. Gilmore Girls
Uma das séries mais amadas do início dos anos 2000, Gilmore Girls é uma série de dramédia criada por Amy Sherman-Palladino para a The WB, que conta a história de Lorelai e Rory Gilmore: uma mãe e filha que moram na pequena cidade de Stars Hollow e lidam com os altos e baixos de sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
No ar por 7 temporadas e encerrada com todos os “pingos nos is” a que tinha direito, a produção foi disponibilizada mais de 15 anos depois no catálogo da Netflix, onde tornou-se um fenômeno da plataforma e foi redescoberta por novas gerações.
Tal sucesso e o clamor da audiência por um retorno foram ouvidos pelo streaming, que reuniu sua criadora e o elenco original da produção para uma minissérie de revival em 2016. Chamada Gilmore Girls: Um Ano para Recordar, a produção foi dividida em quatro partes, mostrando a vida das personagens anos depois.
Leia também:
- 5 séries de TV que ganharam popularidade anos depois de terminarem
- 10 séries com plot twist para quem gosta de reviravolta
- Manifest | As 5 mortes mais tristes da série da Netflix
Leia a matéria no Canaltech.