Os tokusatsus marcaram a vida de muitos brasileiros que cresceram assistindo a essas produções japonesas que mergulhavam na ação e na ficção científica. O gênero fez bastante sucesso entre as décadas de 1980 e 1990, ajudando a estabelecer um dos formatos mais prolíficos e importantes da indústria de entretenimento oriental.
Tokusatsus clássicos que moldaram o gênero no Japão
Se você também faz parte do grupo de pessoas que foram impactadas pelas grandes aventuras de heróis coloridos lutando contra monstros espaciais, o Canaltech reuniu aqui 5 tokusatsus clássicos que ajudaram a moldar o gênero no Japão.
- Ultraman
- O Fantástico Jaspion
- Policial de Aço Jiban
- Jiraiya: O Incrível Ninja
- Kamen Rider Black
Ultraman
Ultraman surgiu lá na década de 1960 no Japão, logo se tornando uma das franquias mais populares do país. Sem esconder a bobeira, a primeira série do tokusatsu foi a responsável por moldar a estética do gênero, trazendo heróis em uniformes de borracha com um quê de ridículo que, à sua própria maneira, funcionou tão bem que até hoje é lembrada com carinho.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Alienígena que chega à Terra, Ultraman embarca em uma jornada para caçar um monstro espacial. Inesperadamente, ele acerta a nave de um piloto humano, incorporando-o à sua existência para salvá-lo, algo que o leva a novas aventuras.
O Fantástico Jaspion
O Fantástico Jaspion é outro tokusatsu clássico que ajudou a transformar o gênero no que ele é hoje. A produção japonesa é uma das mais conhecidas aqui no Brasil, inclusive por aqueles que nem ao menos sabem do que se trata.
Com um visual marcante, O Fantástico Jaspion conquistou o público com a armadura cromada do protagonista, um garoto que sobrevive à queda de uma nave espacial e é encontrado por um profeta. Trazendo monstros legais e uma aventura mística, o tokusatsu abriu portas para que o gênero invadisse o território nacional.
Policial de Aço Jiban
O Japão também embarcou na febre do Robocop na década de 1980 com Policial de Aço Jiban, outro tokusatsu clássico que ajudou a moldar o gênero no país asiático e fez sucesso no Brasil.
Na série japonesa, acompanhamos um policial que dá sua vida em nome da justiça, renascendo no icônico Jiban, que luta contra monstros e uma medonha organização de supervilões. É um grande exemplo de obra que captou o espírito da época em que veio ao mundo.
Jiraiya: O Incrível Ninja
Jiraiya: O Incrível Ninja traz toda a tradição de histórias de ninja no Japão, brincando com elementos próprios da cultura nipônica. Lançado na década de 1980, o tokusatsu também fez um baita sucesso no Brasil, sendo o responsável por apresentar o formato para muita gente por aqui.
Misturando folclore japonês com ficção científica, Jiraiya: O Incrível Ninja acompanha um jovem que é treinado para ser o sucessor de uma renomada família, lutando contra criaturas, monstros e feiticeiros que querem encontrar um tesouro lendário há muito escondido.
Kamen Rider Black
Também não dá para falar de tokusatsus clássicos que moldaram o gênero japonês sem mencionar Kamen Rider Black. A série começou a ser exibida no Japão no final da década de 1980, repetindo o sucesso quando chegou ao Brasil.
Com um dos trajes mais icônicos das produções japonesas, Kamen Rider Black emocionou muita gente com a história de dois irmãos que são sequestrados por uma seita maligna que pretende dominar o mundo. Até que um deles consegue escapar, transformando em sua missão salvar o irmão e o mundo.
Leia também:
- 5 animes na Crunchyroll que estão entre os mais adorados pelos fãs
- 6 animes perfeitos do início ao fim
- 5 animes gigantescos que nunca acabam (mas têm muitos fãs)
Leia a matéria no Canaltech.