Partindo de um ponto de vista pessimista em relação ao futuro, o cyberpunk tomou conta da ficção científica com histórias frenéticas e cheias de estilo. Comumente associadas aos cenários urbanos decadentes e desiguais em meio a um forte avanço tecnológico, esse subgênero do sci-fi traz uma visão distópica do futuro que explora diversas questões existenciais.
- 5 filmes de ficção científica que acertaram ao prever tecnologias reais
- 8 filmes incríveis de ficção científica que são pouco conhecidos
Presente em várias frentes da ficção, o cyberpunk também se faz presente no cinema, apostando em tramas disruptivas que ficaram conhecidas por seus neons vibrantes, ciborgues perigosos, críticas a opressão de grandes corporações e aquela sensação de desolação que até parece palpável.
Filmes essenciais de ficção científica cyberpunk para assistir
Para quem está iniciando no gênero e gostaria de conhecer os principais representantes dele na sétima arte, o Canaltech selecionou os 6 melhores filmes de ficção científica cyberpunk que estão disponíveis para assistir no streaming. Confira!
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
- Matrix (1999)
- Robocop: O Policial do Futuro (1987)
- Ghost in the Shell (1995)
- Akira (1988)
- O Exterminador do Futuro (1984)
Blade Runner: O Caçador de Androides
Inspirado no clássico Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, do escritor Philip K. Dick, o filme Blade Runner: O Caçador de Androides é uma das obras mais influentes do gênero, assim como do cinema no geral.
Dirigido por Ridley Scott (Alien, o 8.º Passageiro), o longa marcou a carreira de Harrison Ford (Indiana Jones) no começo da década de 1980. Situado no século XXI, mais especificamente no ano de 2019, o filme se passa em uma Los Angeles distópica onde clones robóticos de seres humanos, os famosos replicantes, são escravizados em colônias fora da Terra.
Quando um grupo de replicantes foge e passa a viver disfarçado na cidade, o policial Rick Deckard (Harrison Ford) se vê obrigado a sair da aposentadoria para caçá-los, o que o leva a uma jornada intensa e transformadora.
Blade Runner: O Caçador de Androides está disponível no Amazon Prime Video.
Matrix
Uma das franquias mais influentes de todos os tempos, Matrix dispensa muitas apresentações. Dirigido pelas Irmãs Wachowski (Speed Racer), o longa que transformou a carreira de Keanu Reeves (John Wick) da água para o vinho chegou às telonas em 1999, trazendo diversos questionamentos existenciais, discussões sobre a relação entre humanos e realidades virtuais e, claro, uma estética cyberpunk marcante.
Situada em um futuro distópico, Matrix acompanha a jornada de um jovem programador que é atormentado por sonhos estranhos que o levam a desconfiar da realidade. Até que ele conhece os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), que revelam a ele que a realidade percebida pelos humanos é, na verdade, uma simulação criada pela Matrix, um sistema criado por máquinas sencientes para controlar a população.
Matrix está disponível na HBO Max e no Amazon Prime Video.
Robocop: O Policial do Futuro
Mais um filme essencial de sci-fi cyberpunk para ter um primeiro contato com o gênero é Robocop: O Policial do Futuro. Clássico do diretor Paul Verhoeven (Instinto Selvagem) lançado no final dos anos 1980, o longa é um prato cheio de tudo que o formato futurista pode oferecer, fazendo críticas sociopolíticas sem deixar de lado cenas de ação eletrizantes.
Estrelado por Peter Weller (Mistérios e Paixões), Robocop se passa em uma versão distópica e violenta de Detroit, onde a força policial é privatizada por uma perversa corporação. Até que um policial morto em combate é transformado em um ciborgue pela empresa, que o coloca para lutar contra o crime na cidade, apagando sua memória.
Mas quando lapsos de sua antiga vida começam a surgir, o policial ciborgue decide buscar vingança contra aqueles que o transformaram em uma máquina mortal.
Robocop: O Policial do Futuro está disponível no Amazon Prime Video e Looke.
Ghost in the Shell
Olhando para as animações japonesas, o clássico Ghost in the Shell também é uma obra essencial do gênero cyberpunk. Dirigida por Mamoru Oshii (Patlabor), a animação é inspirada no icônico mangá homônimo e influenciou toda uma geração com sua trama futurista que questiona os impactos da tecnologia em relação aos seres humanos.
Ambientado no ano de 2029, Ghost in the Shell mostra uma realidade onde os indivíduos são capazes de acessar redes tecnológicas graças a seus cérebros cibernéticos.
É nesse meio que conhecemos Motoko, uma agente, cujo corpo é quase inteiramente robótico, que lidera um serviço secreto que combate o crime da cidade. Quando um hacker começa a se infiltrar na política do local, Motoko e um grupo de agentes cibernéticos partem em uma jornada existencialista para encontrá-lo.
Ghost in the Shell está disponível na Netflix e na Mubi.
Akira
Baseado no icônico mangá assinado por Katsuhiro Otomo, Akira é mais um clássico quando o assunto são histórias cyberpunk no cinema. Lançada em 1988, a animação influenciou o gênero trazendo questionamentos sociais e existenciais, além de contar com um visual impressionante que marcou a época.
Em Akira, a cidade de Tóquio passa por uma reconstrução após uma explosão destruir a cidade. Agora chamado de Neo Tóquio, o local sofre com diversos atentados terroristas, até que a fuga de um psicopata com habilidades especiais faz com que dois amigos que integram uma gangue de motoqueiros se juntem para encontrá-lo.
Akira está disponível na Netflix e na Mubi.
O Exterminador do Futuro
Um dos grandes sucessos da filmografia do diretor James Cameron (Avatar), O Exterminador do Futuro colocou Arnold Schwarzenegger (Comando Para Matar) no hall de figuras mais icônicas da cultura pop com uma trama envolvente e repleta de elementos do gênero cyberpunk.
Ambientado em um futuro pós-apocalíptico, o filme conta a história de um ciborgue assassino conhecido como Exterminador, que é enviado para 1984 para cumprir uma missão: matar Sarah Connor (Linda Hamilton), cujo filho ainda não nascido é a pessoa destinada a liderar uma rebelião contra a hegemonia das máquinas no futuro.
Ao mesmo tempo, um grupo de rebeldes envia um integrante para proteger Sarah do ciborgue. Juntos, eles fazem o possível para sobreviver, enquanto a máquina inicia uma perseguição implacável para concluir seu objetivo.
O Exterminador do Futuro no MGM+ através do Amazon Prime Video.
Leia também:
- 8 filmes sobre IA que misturam ficção, medo e realidade
- Os 10 melhores filmes de ficção científica disponíveis na Netflix
- 9 filmes de ficção científica que estreiam em 2025
Leia a matéria no Canaltech.