6 formas de usar a IA para melhorar seus estudos de idiomas

Tecnologia

Estudantes que buscam aprender um novo idioma geralmente têm aulas em grupo ou individuais com professores, mas precisam complementar os estudos para fixar os conhecimentos. Em tempos de inteligência artificial (IA), os alunos têm diversos recursos em mãos para otimizar esse processo.

Isso porque as ferramentas de IA oferecem diversas possibilidades para aprimorar o aprendizado, seja na leitura, na conversação ou na compreensão da fala de uma nova língua. E tudo isso em alguns cliques no celular ou computador.

São diferentes recursos que não substituem as aulas com professores especializados, mas apresentam novas possibilidades de complementar a rotina de estudos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

6 dicas para otimizar estudos de idiomas com IA

Alunos que desejam aprimorar seus estudos podem contar com funcionalidades disponibilizadas por diferentes ferramentas de IA para fugir dos tradutores de textos tradicionais e criar uma rotina personalizada. 

A seguir, o Canaltech apresenta seis dicas de como usar as IAs no estudo de idiomas:

  1. Recursos do NotebookLM;
  2. Criação de Gems ou GPTs;
  3. IA para analisar fotos ;
  4. Simulação de situações reais;
  5. Treinamento da conversação fluida;
  6. Refinar a escrita com o Grammarly.

1. Recursos do NotebookLM 

O NotebookLM é uma ferramenta de IA do Google criada para auxiliar os estudos dos usuários. Ao enviar fontes em formatos como PDF, DOC, links de sites, vídeos do YouTube e arquivos de áudio e imagem, o estudante pode começar a interagir com a ferramenta e personalizar seu aprendizado do idioma. 

É possível pedir para que a IA crie um guia de estudo, um resumo do documento e um diagrama com as palavras-chave. Outra funcionalidade interessante é a transformação do conteúdo enviado em áudio, no formato de podcast com apresentadores — ideal para ouvir o material na academia ou no trânsito, por exemplo.

NotebookLM
NotebookkLM conta com diversos recursos que podem auxiliar na rotina de estudos de um novo idioma (Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

2. Criação de Gems ou GPTs 

Usar os Gems do Gemini ou os GPTs no ChatGPT é uma forma de deixar de explicar sempre suas preferências ao criar um novo chat, passando a ter um assistente fixo. Com essas ferramentas, o aluno pode definir uma personalidade para a IA, como “professor de inglês nativo focado na correção de textos”

Usar essas funcionalidades é importante porque cria uma memória de aprendizado com o avanço das interações, visto que o assistente se lembrará do seu nível de proficiência e avanços ao longo do tempo. Isso é fundamental para obter correções e dicas personalizadas de melhorias.

3. IA para analisar fotos reais 

Os alunos também podem usar a câmera do celular para fornecer à IA conteúdos usados no aprendizado. Aqui, a dica é tirar foto de algum ambiente, enviar para o ChatGPT ou Google Lens e escrever um prompt específico

Uma forma de usar esse recurso é pedir para a IA listar todos os itens identificados na imagem no idioma desejado e, na sequência, criar frases com a aplicação de cada uma das palavras. Além de ajudar na construção de vocabulário com itens da rotina, é uma forma de reforçar a memorização visual.

4. Simulação de situações reais 

As IAs também podem ser utilizadas para simular situações cotidianas. Para isso, você pode enviar um prompt pedindo para que o chatbot assuma um papel, como um oficial de imigração, funcionário de um hotel ou garçom de um restaurante. 

A partir dessa personalização, inicie uma conversa por texto ou áudio com a IA, como se realmente estivesse nesse diálogo. No final, solicite um feedback personalizado para saber como foi a escolha de palavras e se a comunicação foi clara e educada.

5. Treinamento da conversação fluida 

O estudante também pode focar apenas na conversação e, neste caso, usar ferramentas como o Gemini Live e o Modo de Voz do ChatGPT. Essas funcionalidades permitem conversas em tempo real com a IA no idioma desejado, simulando um papo com um humano. 

Esse tipo de exercício pode ajudar a treinar a pronúncia e o ritmo de fala em qualquer assunto, com a possibilidade de pedir para que as IAs expliquem a fonética de determinada palavra ou expressão sempre que necessário.

6. Refinar a escrita com o Grammarly 

O Grammarly já é conhecido entre os estudantes que desejam fazer a revisão de textos e pode ser utilizado para corrigir erros ortográficos, reescrever parágrafos com pedidos de alteração de tom e estilo da escrita, além de traduzir trechos em tempo real — tudo isso com a ajuda da IA

O interessante do Grammarly é que a ferramenta oferece métricas de desempenho e relatórios sobre a atividade de escrita, o que ajuda o aluno a acompanhar sua evolução. 

Grammarly
Grammarly é um conhecido assistente de IA voltado à correção de textos em diversos idiomas (André Magalhães/Canaltech)

Leia também: 

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Leia a matéria no Canaltech.