6 mortes mais mentirosas do cinema

Tecnologia

Quando uma morte acontece em um filme, é sempre um momento que provoca sensações intensas no público. Se um vilão morre, ficamos felizes com a paz do mocinho. Por outro lado, se algum personagem querido encontra um fim trágico, ficamos extremamente mexidos com a situação, que pode resultar até mesmo em lágrimas.

Contudo, existem algumas mortes no cinema que, mesmo sem qualquer intenção cômica por trás, são feitas de um jeito tão estranho (para dizer o mínimo) que acabam evidenciando toda a ficção por trás daquilo que estamos assistindo, ficando extremamente bobas e ridículas.

Mortes mais mentirosas do cinema

Para relembrar falecimentos que não foram nem um pouco impactantes no cinema, o Canaltech selecionou as 6 mortes mais mentirosas da sétima arte. Confira!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Momento Crítico (1996)
  • A Última Ameaça (1996)
  • Titanic (1997)
  • Do Fundo do Mar (1999)
  • The Room (2003)
  • Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Momento Crítico

Em meados da década de 1990, o filme Momento Crítico entregou uma morte boba que certamente não dialogou com o clima de ação e suspense do filme. Estrelado por Kurt Russell (O Enigma de Outro Mundo), o longa matou o personagem de Steven Seagal (A Força em Alerta), o coronel Austin Travis, de um jeito bastante forjado.

Na cena, o coronel morre após tentar fechar a escotilha de um avião – algo que poderia ter sido mostrado de um jeito heroico, mas acaba virando uma piada quando vemos o corpo de Travis, claramente feito por CGI, balançando pelo ar de uma forma que chega até a ser engraçada de tão falsa.

Momento Crítico está disponível para compra ou aluguel em Prime Video.

A Última Ameaça

Ainda nos anos 1990, o filme A Última Ameaça também não se esforçou muito para levar o máximo de fidelidade a uma morte em sua trama. Com John Travolta (Grease) e Christian Slater (Mr. Robot) no elenco, o filme acompanha um embate entre um piloto desleal da Força Aérea, que rouba mísseis nucleares para vender a terroristas, e um copiloto que tenta frustrar o plano.

A morte mentirosa acontece no ato final do filme, quando o vilão interpretado por John Travolta morre em um trem tentando levar a carga nuclear ao destino final. Na sequência, o personagem acaba morrendo pelas mãos da própria ogiva nuclear quando o dispositivo dispara em sua direção, fazendo ele voar do transporte como se fosse uma boneca de pano.

A Última Ameaça está disponível para streaming no Disney+.

Titanic

Um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema, Titanic marcou as carreiras de Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street) e Kate Winslet (Avatar: O Caminho da Água) com a ficcionalização do conhecido naufrágio do navio que dá nome ao longa. Mas até esse grande clássico tem sua parcela de mortes mentirosas.

A mais conhecida (e que até virou meme) é aquela em que vemos um homem caindo em direção à hélice da embarcação. O problema é que o trabalho de efeitos visuais deixou a coisa toda um tanto quanto boba, já que vemos o homem girando loucamente no ar antes de cair no oceano, logo depois de bater na hélice.

Titanic está disponível para streaming no Disney+.

Do Fundo do Mar

Mais uma produção em que o CGI mais atrapalhou do que ajudou na hora de mostrar uma morte trágica foi o filme Do Fundo do Mar. O longa chegou aos cinemas no fim dos anos 1990 com Samuel L. Jackson (Os Vingadores), sendo que ele foi justamente o protagonista da situação forjada.

Misturando terror e ficção científica, o longa acompanha biológos marinhos que fazem uma experiência de alteração genética em tubarões para deixá-los mais inteligentes. É claro que, diante desse cenário, a equipe acaba virando presa dos animais, inclusive o personagem de Jackson, um executivo que está investigando as ocorrências.

O executivo parte dessa para uma melhor de uma maneira inusitada que, mesmo nada intencional, acabou virando uma grande piada: enquanto tenta fazer o grupo se unir para enfrentar o problema, o executivo é devorado por um tubarão com o CGI mais forjado de todos. É quase impossível levar a sério o momento traumático.

Do Fundo do Mar está disponível para streaming na Max e para compra o aluguel em Prime Video e Apple TV.

The Room

O que você poderia esperar de um filme que é considerado um dos piores já feitos na história do cinema? Exatamente isto (e muito mais): mortes ridículas.

Estrelado e dirigido por Tommy Wiseau (Artista do Desastre), The Room acabou virando um clássico cult ao longo dos anos, mesmo com a péssima reputação. Desastroso do começo ao fim, o longa é aquele tipo de filme ruim que você deveria ver pelo menos uma vez na vida apenas para entender a fama da produção.

Apesar de tantas escolhas questionáveis, é a morte do protagonista Johnny (Tommy Wiseau) que se destaca pela maneira ridícula como é retratada. Na cena, Johnny comete suicídio depois de descobrir que sua noiva e seu melhor amigo o traíram. Tudo é feito de maneira tão cafona e exagerada que é impossível não sentir um pouquinho que seja de vergonha alheia.

The Room não está disponível para streaming no Brasil atualmente.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Nem mesmo Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge conseguiu escapar da maldição das mortes bobas no cinema. Conclusão da trilogia do Morcego pelas mão de Christopher Nolan (Oppenheimer), o longa acompanha Bruce Wayne (Christian Bale) enfrentando o terrorista Bane (Tom Hardy) depois de passar um tempo exilado.

Mas todo o prestígio da trilogia não foi capaz de apagar uma das mortes mais mentirosas do cinema. A cena em questão envolve Talia al Ghul (Marion Cotillard), que morre depois de sofrer um acidente em um caminhão. O grande problema é que não houve muito esforço para deixar o momento convincente, já que a personagem apenas fecha os olhos como se estivesse dormindo, deixando toda a carga dramática de lado.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge está disponível para streaming na Max e para compra ou aluguel em Prime Video, Apple TV e Google Play.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.