6 motivos para considerar a atualização para o Windows 11 imediatamente

Tecnologia

O suporte oficial ao Windows 10 termina em 14 de outubro deste ano — isso significa que o sistema fica obsoleto, sem receber atualizações com novos recursos e correções de segurança. Por outro lado, você não precisa esperar até o prazo para migrar para o Windows 11.

A seguir, confira:

  • 6 motivos para instalar o Windows 11 o quanto antes
  • Por que o Windows 10 vai perder o suporte?
  • Posso usar o sistema depois do prazo?

6 motivos para instalar o Windows 11 o quanto antes

Veja a lista com alguns fatores positivos para atualizar antes de outubro:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Maior integração com IA

É difícil não falar de IA ao discutir sistemas operacionais em 2025. Ainda que o assistente do Copilot esteja disponível no Windows 10, apenas a versão posterior do SO tem suporte a novas ferramentas, como um gerador de imagens no Paint.

Além disso, caso alguém queira trocar de computador, a linha de PCs Copilot+ conta com um NPU adaptado a tarefas com IA, incluindo mais ações no Explorador de Arquivos e o recurso Recall, que “relembra” sessões antigas.

2. Acesso a novos recursos

As novidades nos aplicativos e no próprio sistema da Microsoft já são pensadas no Windows 11. Portanto, se você quer testar algo novo nos softwares, a recomendação é já usar a versão mais recente da plataforma.

Windows 11 muda o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas (Imagem: Windows/Unsplash)

3. Windows 10 estagnado

Por outro lado, a versão mais antiga do Windows recebe poucos ajustes até o final do suporte. Alguns apps podem receber correções de bugs, mas não vão contar com recursos expressivos até outubro, então já vale a pena migrar para o W11.

4. Acostumar ao novo Windows

Com um novo Menu Iniciar e mudanças no Explorador de Arquivos, o primeiro contato com o Windows 11 pode ser um pouco confuso. Atualizar o quanto antes já garante um tempo extra para você se adaptar à interface.

5. Maior segurança

Perto do fim do suporte, o Windows 10 pode se tornar um alvo de ciberataques. Migrar para a versão 11 é uma alternativa para receber os últimos ajustes do Windows Defender e ter maior proteção contra ameaças digitais.

6. Compatibilidade de apps

É provável que alguns aplicativos percam suporte à versão mais antiga do sistema operacional. Caso você atualize com antecedência, isso garante uma experiência fluida e sem travamentos por conta de falta de suporte.

Por que o Windows 10 vai perder o suporte?

A Microsoft trabalha com um ciclo para encerrar produtos muito antigos e garantir que o ecossistema de PCs esteja atualizado. O Windows 10 foi lançado em 2015 e já tinha o fim de suporte planejado para esta época do ano — apesar da popularidade entre os usuários, a decisão apenas segue o cronograma original.

Posso usar o sistema depois do prazo?

Sim, mas não é recomendável. Sem suporte oficial, o Windows 10 deixa de receber atualizações, o que pode deixar a experiência mais propensa a bugs e aumentar a exposição para ataques cibernéticos.

Uma alternativa é assinar as Atualizações de Segurança Estendidas (ESU, da sigla em inglês), que garantem cobertura com ajustes de segurança até outubro de 2026. O serviço é pago, mas pode ser oferecido de graça para quem ativar o backup na nuvem pelo Google Drive

Leia também:

VÍDEO: Ainda vale a pena comprar um console?

Leia a matéria no Canaltech.