6 prompts do ChatGPT para criar apresentações no trabalho e faculdade

Tecnologia

O ChatGPT pode organizar ideias, criar textos, sugerir títulos e estruturar o conteúdo em tópicos, para que suas apresentações fiquem claras e fáceis de visualizar. Você só precisa usar comandos de textos para solicitar essa ajuda à IA e preparar slides mais criativos para o trabalho e faculdade.

5 prompts do ChatGPT para criar apresentações

Confira seis comandos para usar o ChatGPT para melhorar suas apresentações de slides na faculdade e no trabalho:

  1. Separar ideias e resumir;
  2. Montar os textos da apresentação;
  3. Discutir ideias para o layout e design;
  4. Afinar o discurso e adaptar o conteúdo ao público-alvo;
  5. Criar títulos e subtítulos;
  6. Pedir técnicas de memorização.

1. Separar ideias e resumir

Antes de abrir o PowerPoint ou o Canva, é importante organizar o conteúdo. Em vez de levar todo o texto para os slides, o ChatGPT pode ajudar a separar as informações importantes e montar um ‘esqueleto’ da apresentação, com o conteúdo que deve preencher cada slide.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Exemplo de prompt: “Analise o texto a seguir e separe as ideias principais em tópicos.”

2. Montar os textos da apresentação

O slide fica mais claro com anotações em bullets curtos e diretos, pois requer bastante apoio visual. A IA pode transformar textos longos em listas com marcadores ou até mesmo criar textos do zero com base nos tópicos que você trouxer no chat.

  • Exemplo de prompt: “Escreva o texto para uma apresentação sobre [assunto], com frases curtas e diretas, para cada um desses tópicos: [inserir tópicos].”

3. Discutir ideias para o layout e design

Mesmo que o conteúdo seja ótimo, sem um design e layout que favoreça a apresentação das informações, o público pode se dispersar rapidamente.

Dá para pedir para o ChatGPT sugerir estilos de cores, tipografia e até imagens que combinem com o tema e ajudem a reforçar a mensagem.

  • Exemplo de prompt: “Quais são as melhores ideias para o layout e design de uma apresentação sobre [assunto] para um público [inserir público]? Sugira cores, estilos e organização dos slides.”

    Apresentação de slides no trabalho
    O ChatGPT pode ajudar a tornar seu slide mais organizado e interessante para seu público. (Imagem: Pavel Danilyuk/Pexels)

4. Afinar o discurso e adaptar o conteúdo ao público-alvo

Nem todo público fala a mesma linguagem. A forma de explicar um conceito de inteligência artificial para universitários de computação, por exemplo, não é a mesma que você usaria com criadores de conteúdo no YouTube ou gamers.

De qualquer forma, o ChatGPT consegue adaptar a linguagem e o tom de voz para o público desejado.

  • Exemplo de prompt: “Adapte este texto para um público [inserir público] e torne o tom de voz e linguagem mais [formal/informal/outro tom de voz].”

5. Criar títulos e subtítulos

Um bom título prende a atenção do público. Para isso, ele precisa deixar o tema claro e despertar a curiosidade, e o ChatGPT pode sugerir várias opções para você escolher a que mais se adequa à sua apresentação.

  • Exemplo de prompt: “Crie títulos e subtítulos para uma apresentação/slide sobre [assunto].”

6. Pedir técnicas de memorização

O ChatGPT pode sugerir formas simples de memorizar a ordem dos tópicos, como acrônimos, frases curtas ou comparações visuais.

  • Exemplo de prompt: “Quais são as melhores técnicas de memorização para a apresentação deste slide [envie a apresentação em anexo]? Explique de forma prática e com exemplos.”

O ChatGPT pode criar apresentações de slides?

O ChatGPT não cria apresentações de slides prontas no formato visual, como o PowerPoint ou o Google Slides, mas ele pode gerar textos para os slides, criar títulos e subtítulos, sugerir temas e resumir ideias para facilitar a organização do conteúdo.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O que faria Pedro Cipoli comprar um iPhone 17?

Leia a matéria no Canaltech.