6 séries e filmes parecidos com A Mulher da Casa Abandonada

Tecnologia

Lançado no último dia 15 no Prime Video, A Mulher da Casa Abandonada tem despertado a curiosidade do público, chegando ao top 3 de produções mais vistas da plataforma no momento.

Baseada no podcast de mesmo nome da Folha de São Paulo, a série documental de quatro episódios mostra as investigações feitas pelo jornalista Chico Felitti em 2022, quando o projeto virou frisson em todo o país, e os desdobramentos que sua repercussão teve para o caso.

Contada agora sob nova perspectiva, que se aprofunda ainda mais no crime ocorrido nos Estados Unidos mais de 30 anos antes, A Mulher da Casa Abandonada escancara uma trama de horror sobre escravidão doméstica contemporânea, e se junta a uma lista de produções de true crimes nacionais que mexeram com a opinião popular dos brasileiros.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Filmes e séries parecidos com A Mulher da Casa Abandonada

Pensando nisso e no público que gostou de assistir ao projeto e não sabe agora no que dar play, o Canaltech montou uma lista de 6 séries e filmes parecidos com A Mulher da Casa Abandonada.

Todos os títulos tratam de crimes ou casos reais que dominaram as rodas de conversa do país – seja na época em que ocorreram ou após a repercussão de seus documentários –, e estão todos disponíveis em plataformas de streaming no Brasil para facilitar sua maratona. Confira!

  1. O Caso Evandro 
  2. Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez 
  3. Ônibus 174
  4. Maníaco do Parque – A História Não Contada 
  5. Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho
  6. Volta Priscila

1. O Caso Evandro

Título do Globoplay que também surgiu de um podcast homônimo, O Caso Evandro é uma série documental sobre a história de Evandro Ramos Caetano, menino de seis anos que sumiu em 1992, no interior do Paraná, e teve seu corpo encontrado alguns dias depois em estado irreconhecível.

Crime que ganhou repercussão nacional, especialmente devido a onda de sumiço de crianças na época, o caso foi alvo de desdobramentos chocantes, chegando a ser ligado ao satanismo. Sua maior reviravolta, no entanto, ocorreu em 2018 após o lançamento do Projeto Humanos, produzido pelo jornalista Ivan Mizanzuk, quando a justiça anulou o julgamento dos envolvidos, “corrigindo” um erro de mais de 30 anos.

Dividida em nove episódios, a série do Globoplay mostra todo o desenrolar do caso, bem como depoimentos inéditos e as reviravoltas que ocorreram após a estreia do podcast. A produção mistura cobertura jornalística, imagens de arquivo, entrevistas com dezenas de envolvidos e dezenas de páginas de jornais e de processos judiciais.

2. Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez

Série documental lançada em 2022 pela HBO Max, Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez é uma produção de cinco episódios sobre o assassinato da atriz homônima.

Jovem de 22 anos, filha da autora brasileira Glória Perez, Daniella foi morta pelo ator Guilherme de Pádua – seu par romântico na novela De Corpo e Alma da TV Globo –, e sua então esposa, Paula Thomaz. Um crime horripilante que chocou o país tanto pela popularidade dos envolvidos, ambos no ar na novela de maior prestígio da emissora, quanto pela brutalidade do homicídio e o desenrolar das investigações.

Criada por Tatiana Issa, com roteiro e direção de Guto Barra, Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez retrata a investigação do crime, os autos do processo e o julgamento que condenou os dois responsáveis pelo assassinato. Além disso, a série conta com dezenas de depoimentos de amigos, familiares e especialistas, que passam por nomes como Fábio Assunção, Cláudia Raia, Alexandre Frota, Maurício Mattar, Eri Johnson e Raul Gazolla, marido da atriz na época.

3. Ônibus 174

Um filme de José Padilha, Ônibus 174 é um documentário brasileiro lançado em 2002 sobre o sequestro do veículo homônimo, na zona sul do Rio de Janeiro. Crime realizado dois anos antes por Sandro Barbosa do Nascimento – uma das vítimas sobreviventes da Chacina da Candelária –, que fez dezenas de reféns no veículo, o caso resultou na morte da professora Geísa Firmo Gonçalves na frente do seu filho de oito anos.

Transmitido ao vivo por quatro horas na TV, o crime chocou o país, tanto pelo desenrolar da trama em tempo real, quanto pelas decisões da polícia.

Premiado internacionalmente, o filme de Padilha foca no processo de transformação de Sandro de criança de rua em bandido, discute as causas da violência nas grandes cidades do Brasil e mostra o sequestro conduzido pelo criminoso. Parte da lista da Abraccine de 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, Ônibus 174 pode ser visto no Globoplay.

4. Maníaco do Parque – A História Não Contada

Série que retrata o caso de um dos serial killers mais famosos do Brasil, Maníaco do Parque – A História Não Contada é uma série documental de quatro episódios sobre os crimes de Francisco de Assis Pereira, conhecido pela alcunha homônima.

Criminoso que estuprou e matou ao menos sete mulheres, além de ter atacado outras dezenas, Francisco espalhou pânico na população em 1998, quando ainda não havia sido descoberto e os corpos das vítimas começaram a ser encontrados no Parque do Estado, na zona sudeste de São Paulo. A caçada ao assassino em série mobilizou todos os jornais da época e Francisco acabou preso alguns meses depois, quando confessou friamente seus crimes e foi condenado a mais de 260 anos de prisão.

Original do Prime Video, a série Maníaco do Parque – A História Não Contada retrata todo o desenrolar dos fatos sobre a perspectiva das vítimas sobreviventes, trazendo relatos dos investigadores que se debruçaram sobre o caso na época, além de áudios inéditos do assassino.

5. Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho

Um dos títulos do gênero mais falados dos últimos tempos, Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho é uma série documental do Globoplay não exatamente sobre um único crime brasileiro, mas sim sobre as complexas origens e os dilemas do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro.

Com sete episódios, a produção de 2023 se debruça sobre o surgimento e popularização desse tipo de aposta, considerada contravenção no Brasil, e o envolvimento dos bicheiro com o carnaval, o futebol e as milícias cariocas.

Por meio de uma extensa pesquisa histórica, análises de historiadores e jornalistas, e dezenas de depoimentos de herdeiros e familiares, a série mostra a intrincada trama que liga todos esses mundos, aprofundando-se em alguns dos crimes mais famosos que envolvem as grandes famílias do jogo do bicho. Não à toa, Vale o Escrito foi um sucesso no streaming, tendo sido renovada para uma segunda temporada prevista para estrear ainda em 2025.

6. Volta Priscila

Última produção da lista, Volta Priscila é uma série documental do Disney+ sobre a história de Priscila Belfort, irmã do lutador de MMA, Vitor Belfort, desaparecida em plena luz do dia, em 2004, no Rio de Janeiro.

Jovem de 29 anos que trabalhava na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Priscila virou manchete em todos os jornais brasileiros da época graças a uma campanha feroz de sua família para encontrá-la, em um caso que até hoje continua sem solução.

Dividida em quatro episódios, Volta Priscila mostra o desaparecimento da jovem e todas as reviravoltas posteriores do caso, que foi alvo de inúmeras histórias e suposições, mas nunca contou com um pedido de resgate (embora sequestros relâmpagos estivessem em alta na época). A produção conta com imagens de arquivo e entrevistas de dezenas de familiares e especialistas, além de mostrar o envolvimento da família com a causa dos desaparecidos no Brasil.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.