Desde a estreia de Alien, o 8.º Passageiro em 1979 nos cinemas e a subsequente série de filmes de terror e ficção científica a qual o título deu origem, o que não faltaram foram personagens icônicos revelados à cultura pop pela franquia Alien.
- Cronologia Alien: em que momento da franquia se passa Alien: Earth
- Alien: Earth introduz novos monstros e avanços tecnológicos à franquia
Da própria protagonista Ellen Ripley, uma das mais icônicas final girls do cinema, ao androide David, de Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017), há muitas figuras que se tornaram populares entre os fãs, seja por suas personalidades marcantes, pelo destaques que tiveram na história ou por sua importância à saga.
Personagens icônicos de Alien
Para relembrar alguns desses nomes mais lembrados entre o público, o Canaltech montou uma lista com os 7 personagens mais icônicos de Alien.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Vale lembrar que a franquia, até o momento, conta com 7 filmes principais, dois longas derivados (ambos crossovers com a franquia Predador) e uma série de televisão, a recente Alien: Earth.
- Ellen Ripley (Sigourney Weaver)
- Bishop (Lance Henriksen)
- Ash (Ian Holm)
- David (Michael Fassbender)
- Parker (Yaphet Kotto)
- Newt (Carrie Henn)
- Hudson (Bill Paxton)
1. Ellen Ripley

É impossível imaginar outra personagem mais icônica em Alien do que a própria Ellen Ripley, a subtenente da Nostromo e protagonista dos quatro primeiros longa-metragens da franquia. Interpretada por Sigourney Weaver, a militar é o eixo que conecta todos os primeiros longas de Alien, e a figura que representa o ponto de vista humano e emocional em meio ao ataque do Xenomorfo.
Conhecida na história do cinema como a “ultimate final girl”, ou seja, a representação máxima da personagem feminina que sobrevive a um massacre, Ripley ganhou essa denominação por sobreviver a todos os ataques alienígenas por seu mérito, utilizando sua inteligência, coragem e estratégia para enfrentar situações extremas
2. Bishop

Em uma franquia com tantos personagens artificialmente criados, Bishop, o androide da nave USS Sulaco, é de longe o mais memorável de todos eles. Interpretado por Lance Henriksen, ele é um dos protagonistas de Aliens: O Resgate (1986) e faz uma breve aparição em Alien 3 (1992), sendo indispensável na mudança de visão de Ripley sobre os seres sintéticos.
Também designado HS17B48XG5-D5, Bishop foi um divisor de águas na franquia por servir como contraponto a Ash, e mostrar ao próprio público que nem toda inteligência artificial é hostil ou manipuladora. Além disso, apesar de sua aparente frieza, Bishop tem empatia e senso ético, características que o conectaram a audiência e ajudaram a fomentar debates filosóficos na saga.
3. Ash

Por falar em Ash, o personagem é outro que tornou-se icônico para a franquia. Oficial científico da Nostromo que serve como antagonista de Ripley no primeiro filme, o androide foi interpretado por Ian Holm em Alien, o 8.º Passageiro, além ter sido homenageado em Alien: Romulus (2024) em um easter egg que emocionou os fãs mais atentos.
Personagem quieto, lógico e estritamente cumpridor dos regulamentos da empresa, Ash foi a primeira figura de Alien a mostrar que existiam ameaças para os humanos na história além do Xenomorfo. Andróide do modelo Hyperdyne Systems 120-A/2, é ele quem dá start na relação ambígua entre humanos e máquinas que se desenvolve ao longo dos títulos da saga e também quem ajuda a contribuir para o clima de suspense e paranoia intrínsecos à franquia.
4. David

Se Ellen Ripley foi a protagonista de Alien até o quarto filme da saga, nos prequels, Prometheus e Alien:Covenant essa missão ficou a cargo de David, o androide que serve como mordomo, homem da manutenção e filho substituto de seu criador, Peter Weyland. Vivido por Michael Fassbender, e às vezes também chamado de David 8, o personagem é possivelmente um dos mais complexos de toda a série.
Inteligência Artificial com autonomia e vaidade quase humanas, David é peça chave para a mitologia de Alien, e, sem entrar em spoilers por aqui, um dos principais responsáveis pelos desdobramentos dos filmes clássicos da saga. Personagem bastante ambíguo, ele é basicamente o cerne das questões relacionadas à criação, evolução e perigo da ambição de que se trata a série.
5. Parker

Voltando às origens da franquia, quem também fez muito sucesso com o público em Alien, o 8º Passageiro foi Parker, o engenheiro-chefe da Nostromo. Interpretado por Yaphet Kotto, o personagem pode até não ter tido a mesma relevância para a história que Ripley ou Ash, mas é até hoje um dos mais queridos pelo público.
Representante da classe trabalhadora, que serve como contraponto para os interesses corporativos da história, Parker é uma das vozes mais racionais de Alien. Corajoso e longe de ser um alívio cômico (algo comum para personagens negros nas obras de sci-fi da época), ele é até hoje visto como uma figura heróica e admirável entre os fãs.
6. Newt

Embora seja apenas uma criança, Newt é também uma das personagens mais emblemáticas de Alien. Muito importante para o segundo filme da franquia, Aliens: O Resgate, a garotinha é a única que consegue sobreviver ao ataque dos xenomorfos na colônia LV-42, sendo posteriormente resgatada por Ripley.
Vivida pela pequena Carrie Henn, a personagem é extremamente corajosa e resiliente, características que fazem Ripley se apegar imediatamente à menina, defendendo-la como se fosse sua própria filha. Além disso, ela tem uma jornada inspiradora, que funciona como um símbolo da inocência e daquilo que a humanidade pode perder – o que indigna tanto os fãs sobre seu desfecho em Alien 3.
7. Hudson

Outro personagem muito importante de Aliens: O Resgate que não poderia ficar de fora dessa lista é Hudson, membro dos Fuzileiros Navais Coloniais dos Estados Unidos que ajuda Ripley em sua luta contra os Xenomorfos. Interpretado por Bill Paxton, o personagem é até hoje um dos mais queridos pelos fãs, tendo frases icônicas como “Game over, man”, que tornou-se famosa na cultura popular, sendo referenciada em vários outros filmes.
Fuzileiro inicialmente confiante e cheio de piadas que dão alívio cômico à história, ele é um dos personagens que entra em pânico quando descobre a ameaça alienígena no planeta LV-426. Uma atitude que serve de contraponto à lucidez e calma de Ripley, mas que também gera empatia com o público, que sente praticamente a mesma tensão que o personagem.
Todos os filmes da franquia Alien podem ser vistos no Disney+. Além disso, a série Alien: Earth está atualmente em exibição na plataforma, com episódios semanais lançados um a cada terça-feira.
Leia também:
- Alien: os 7 híbridos mais esquisitos e medonhos da franquia
- Saiba por que Ridley Scott tentou converter a franquia Alien em Prometheus
- Alien: Earth vale a pena? Veja o que esperar da série no Disney+
Leia a matéria no Canaltech.