7 séries de ficção científica mais subestimadas dos anos 2010

Tecnologia

Se algumas séries de ficção científica entraram para a história da televisão por fazerem parte da Era de Ouro do sci-fi, por serem populares entre os fãs e até por terem influenciado outras produções, há aquelas que, infelizmente, não ganharam nenhum desses status por pura falta de reconhecimento.

Embora sejam produções excelentes, que até conquistaram um público fiel e, na maioria das vezes, permaneceram por várias temporadas no ar, existe um grupo de séries lançadas durante a década de 2010 que nunca chegaram de fato a estourar, ainda que merecessem muito mais sucesso.

Séries de sci-fi dos anos 2010 subestimadas

De títulos como Continuum (2012) a For All Mankind (2019), o Canaltech preparou uma lista de 7 shows que são subestimados pelo público em geral e que, apesar de serem conhecidos pelos fãs mais religiosos do gênero, mereciam também mais aclamação fora dessa bolha. Confira!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Continuum (2012)
  2. The Expanse (2015)
  3. Os 12 Macacos (2015)
  4. Counterpart (2017)
  5. Future Man: O Viajante do Tempo (2017)
  6. The Rain (2018)
  7. For All Mankind (2019)

1. Continuum

Série canadense, Continuum é uma produção de sci-fi, ação e drama lançada em 2012 no Showtime, que perdurou por quatro temporadas. Embora o final tenha sido anunciado previamente e o show tenha encerrado sua história sem pontas soltas, seu criador, Simon Barry (Warrior Nun), chegou a revelar que tinha ideias para até 10 temporadas do seriado.

Protagonizada por Rachel Nichols, Continuum segue um grupo de terroristas fanáticos, que viajam do ano de 2077 para 2012 a fim de derrubar as corporações que dominarão o mundo no futuro. A policial viciada em tecnologia Kiera Cameron também viaja no tempo para impedi-los, mas fica presa no ano de 2012 e faz de tudo para voltar à sua família, enquanto se passa por uma policial comum do Departamento de Polícia de Vancouver.

As quatro temporadas de Continuum pode ser assistida na Pluto TV.

2. The Expanse

Muito amada pelos fãs do gênero, The Expanse é uma série de drama e ficção científica lançada pela Syfy em 2015. Baseada na série de romances de mesmo nome de James S. A. Corey, a produção foi cancelada após três temporadas, mas conseguiu ser resgatada pelo Prime Video devido a sua sólida base de fãs e estendida por mais três temporadas e um final digno.

Três vezes indicada ao Saturn Award de Melhor Série de ficção científica, The Expanse se passa 200 anos no futuro, quando a humanidade já colonizou o sistema solar. Nesse cenário, a trama segue os passos de um detetive e do capitão de uma nave espacial, quando seus caminhos se cruzam devido ao assassinato de uma mulher. Uma investigação que os coloca no centro de uma conspiração que ameaça a frágil paz de nosso sistema.

As seis temporadas de The Expanse estão disponíveis no Prime Video.

3. Os 12 Macacos

Mais uma produção do canal Syfy, Os 12 Macacos é uma série de mistério e ficção científica baseada no filme de mesmo nome de 1995 – obra por sua vez inspirada no curta-metragem de Chris Marker, La Jetée. Dividido em quatro temporadas, o show tornou-se especialmente querido pelos fãs por seus conceitos de viagem no tempo e pelas reviravoltas bem amarradas de sua trama.

Ambientado em 2043, Os 12 Macacos conta a história de um catador que é recrutado por uma equipe de cientistas para viajar no tempo e ir até o ano de 2015 a fim de impedir que um vírus mortal seja liberado pela terrível organização Exército dos 12 Macacos. Sua missão é localizar e erradicar essa ameaça, já que, na sua linha do tempo, o vírus resultou na morte de sete bilhões de pessoas no ano de 2017.

Atualmente, Os 12 Macacos não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

4. Counterpart

Protagonizada por J.K. Simmons, Counterpart é uma série de suspense e ficção científica lançada em 2017 no canal de TV a cabo Starz. Escrita por Justin Marks (Top Gun: Maverick), a produção tem duas temporadas aclamadas por sua originalidade, mas foi prejudicada por sua estratégia de marketing focada no público masculino, o que restringiu sua audiência.

Especialmente elogiada por suas atuações, Counterpart conta a história de Howard Silk, funcionário que trabalha há 30 anos em um escritório das Nações Unidas em Berlim quando descobre um grande segredo da organização: uma fórmula que permite passar para uma dimensão paralela.

Atualmente, Counterpart não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

5. Future Man: O Viajante do Tempo

Mistura de comédia, ação e ficção científica, Future Man: O Viajante do Tempo é uma produção do Hulu lançada em 2017. Protagonizada por Josh Hutcherson (Jogos Vorazes), a obra teve ao todo três temporadas, que aprofundaram-se de maneira bastante diferente e inteligente pelo assunto viagem no tempo, usando de um ótimo timing cômico para isso.

Criada por Howard Overman, Future Man gira em torno de Josh Futterman, um jovem que tem uma vida monótona no trabalho como zelador, mas, no conforto de casa, é ninguém menos do que Future Man, o jogador nº1 do game Cybergeddon. Um dia, dois personagens do game ambientado em futuro distópico saem da história, vindos do ano de 2162, e escolhem Josh para salvá-los de uma invasão alienígena.

Atualmente, Future Man: O Viajante do Tempo não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

6. The Rain

Produção pós-apocalíptica dinamarquesa, The Rain é uma série da Netflix de 2018 que mistura elementos de sci-fi, drama e thriller psicológico em sua narrativa. Estrelada por Alba August (Tornado-se Astrid), a produção teve ao todo três temporadas, que ganharam uma audiência modesta durante sua exibição, mas nunca chegaram de fato a estourar fora da bolha de fãs.

Famosa por apresentar uma trama envolvente, mas que vai “direto ao ponto’, The Rain se passa em um universo em que um vírus transmitida pela chuva dizimou quase toda a humanidade. Nesse cenário, uma dupla de irmãos dinamarqueses se abriga em um bunker a fim de se salvar, saindo dali apenas seis anos depois para procurar pelo pai. Uma jornada em que acabam sendo acompanhados por outros sobreviventes em busca de respostas.

As três temporadas de The Rain fazem parte do catálogo da Netfllix.

7. For All Mankind

Uma das séries mais longevas e grandiosas do Apple TV+, For All Mankind é um show de sci-fi, drama e ficção alternativa, que já se encaminha para sua quinta temporada. Estrelada por Joel Kinnaman (Altered Carbon) e com nomes como Michael Dorman (Triângulo do Medo), Sarah Jones (Alcatraz) e Shantel VanSanten (The Boys) no elenco, a produção é considerada uma das joias escondidas do serviço de streaming.

Com um spin-off em produção chamado Star City, For All Mankind imagina uma linha do tempo alternativa em que a União Soviética levou um homem à Lua antes dos Estados Unidos. Assim, com a corrida espacial nunca chegando ao fim, a série retrata a vida pessoal e profissional dos astronautas e controladores de voo da NASA, ao mesmo tempo em que mostra todas as possíveis ramificações dessa mudança no mundo.

As quatro temporadas de For All Mankind podem ser vistas no Apple TV+. A quinta temporada está em produção, mas ainda não tem data oficial para chegar à plataforma.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.