O mundo de violência, códigos de lealdade, conflitos morais e, claro, organização criminosa que cercam as produções sobre mafiosos sempre foi motivo de curiosidade entre o público na TV e no cinema.
- 5 séries da HBO que entraram para a história da TV
- Por que Martin Scorsese parou de ver filmes no cinema, até os que ele dirige?
Não à toa, filmes como O Poderoso Chefão (1972), Scarface (1983) e Os Bons Companheiros (1990) são considerados verdadeiras obras-primas das telonas, responsáveis por transformar a máfia em um gênero cinematográfico ao se debruçar sobre as histórias de ascensão e iminente queda de seus líderes.
Mas eles não estão só, afinal, a televisão também produziu algumas das obras mais importantes da indústria quando o assunto são gângsters. De clássicos como Família Soprano ao recente Tulsa King, são muitos os títulos que misturam elementos da ficção e da realidade para retratar esses grupos de criminosos, seu estilo de vida e a forma como costumam fazer justiça com as próprias mãos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Séries sobre a máfia
Para quem está à procura de histórias como essas, o Canaltech montou uma seleção de 8 séries sobre a máfia que valem muito a pena maratonar. Os títulos estão ordenados conforme seu ano de lançamento e estão todos disponíveis em plataformas de streaming no Brasil. Confira!
- Família Soprano (1999 – 2007)
- Suburra: Sangue em Roma (2017 – 2020)
- Godfather of Harlem (2019 – atual)
- Boardwalk Empire: O Império do Contrabando (2010 – 2014)
- Peaky Blinders (2013 – 2022)
- Tulsa King (2022 – atual)
- Pinguim (2024)
- Terra da Máfia (2025 – atual)
1. Família Soprano
Não apenas uma das mais importantes séries de mafiosos, mas também uma das mais importantes séries da história da televisão, Família Soprano é uma produção criada por David Chaise para a HBO. Estrelada por James Gandolfini na pele do icônico Tony Soprano, a produção é considerada a responsável por popularizar o conceito de “protagonista complexo”; alguém que não é simplesmente bom ou mau, mas tem dezenas de camadas cinzas entre esses dois extremos.
Vencedora de 21 prêmios Emmy, Família Soprano gira em torno de Tony Soprano, chefe da máfia e pai de família que começa a sofrer com a pressão do ofício e ter ataques de pânico. Sem que seus parceiros ou familiares saibam, ele passa a fazer terapia e buscar ajuda profissional com a Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco), ao mesmo tempo em que lida com uma investigação federal e uma possível traição de alguém próximo.
As seis temporadas de Família Soprano podem ser vistas na HBO Max.
2. Suburra: Sangue em Roma
Prato cheio para quem gosta de histórias sobre a máfia italiana, Suburra: Sangue em Roma é um drama policial ambientado em Roma, baseado no filme Suburra de 2015 (obra por sua vez inspirada no livro homônimo de Carlo Bonini and Giancarlo De Cataldo). Trama independente, a série é considerada a primeira produção italiana original da Netflix, e mistura eventos ficcionais a eventos reais da investigação da Máfia Capitale.
Responsável pelo spin-off Suburra Eterna, também da Netflix, Suburra: Sangue em Roma se passa em 2008, após a demissão do prefeito de Roma e o início de uma batalha por Ostia, cidade litorânea perto da Itália. Terra que desperta o interesse das máfias do sul, já que um gângster promete transformar o local em uma “nova Las Vegas”, a zona portuária vira alvo de disputa entre o crime organizado, políticos corruptos e o Vaticano.
As três temporadas de Suburra: Sangue em Roma estão disponíveis na Netflix.
3. Godfather of Harlem
Drama criminal ambientado nos anos 1960, Godfather of Harlem é uma série criada por Chris Brancato e Paul Eckstein (O Poderoso Chefão) para o MGM+ (antigo Epix). Estrelada por Forest Whitaker (O Mordomo da Casa Branca) na pele de um chefe da máfia, “padrinho do Harlem”, a produção se saiu muito bem entre o público e a crítica, danda ainda origem a uma série documental chamada By Whatever Means Necessary: The Times of Godfather of Harlem.
Composta por quatro temporadas, Godfather of Harlem conta a história real do chefe do crime americano, Bumpy Johnson. Gângster de enorme popularidade nos anos 1960, a trama segue os passos de Bumpy quando ele volta para sua comunidade após dez anos encarcerado e encontra o Harlem em ruínas. Disposto a voltar aos seus dias de glória e reassumir o controle local, ele enfrenta a família criminosa Genovese, ao mesmo tempo em forma uma aliança com Malcolm X e ganha força política.
As quatro temporadas de Godfather of Harlem podem ser assistidas no Disney+.
4. Boardwalk Empire: O Império do Contrabando
Também um drama policial de época, Boardwalk Empire: O Império do Contrabando é uma série criada por Terence Winter (O Lobo de Wall Street) para a HBO. Inspirada por um livro de não ficção do escritor Nelson Johnson sobre o chefão do crime Enoch L. Johnson, o show fez um sucesso estrondoso entre a crítica e o público, emplacando cinco temporadas e faturando 20 prêmios Emmy.
Estrelada por Steve Buscemi (Cães de Aluguel) como Nucky Thompson, um tesoureiro corrupto do Condado de Atlantic City, que está sempre envolto com as máfias e gangues da região, Boardwalk Empire se passa na década de 1920, durante o período da Lei Seca americana. É nesse cenário que Nucky utiliza suas conexões para contrabandear bebidas alcoólicas pela cidade, ostentando uma vida de luxos e riqueza que passa a ser investigada pelo governo, de olho na corrupção e dinheiro sujo que circula pela cidade.
As cinco temporadas de Boardwalk Empire: O Império do Contrabando fazem parte do catálogo da HBO Max.
5. Peaky Blinders
Um dos títulos mais populares do gênero, Peaky Blinders é uma série britânica de máfia criada por Steven Knight (House of Guinness) para a BBC Two. Vagamente baseada em uma gangue de rua que viveu em Birmingham, Inglaterra, entre as décadas de 1880 e 1920, a produção teve ao todo seis temporadas, encerradas em 2022, e contará com uma sequência em filme e duas novas séries focadas em outra geração da família Shelby.
Título que consolidou de vez a carreira de Cillian Murphy na indústria, Peaky Blinders segue os passos de Thomas Shelby e de seus irmãos quando eles retornam a Birmingham após servir no serviço britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Gangue de criminosos, eles constroem um verdadeiro império na cidade com corridas de cavalo adulteradas e roubo de carregamentos, ao mesmo tempo em que Thomas busca aumentar seu poder e influência para além da região a fim de tornar-se um dos homens mais poderosos do Reino Unido.
As seis temporadas de Peaky Blinders podem ser assistidas na Netflix.
6. Tulsa King
Uma das atuais queridinhas do Paramount+, Tulsa King é uma série de drama policial criada por Taylor Sheridan (Yellowstone). Primeira série de televisão com roteiro a ser protagonizada por Sylvester Stallone, a produção foi um sucesso de audiência desde seu lançamento, já tendo sido renovada para a 4ª temporada e dado origem ao spin-off Nola King com Samuel L. Jackson (Django Livre).
Mais uma produção do gênero a contar com Terence Winter como showrunner, Tulsa King segue os passos de Dwight Manfredi, um mafioso italiano que sai da prisão após 25 anos e é exilado pela máfia de seu reduto em New York para Tulsa, Oklahoma. Percebendo que não pode mais contar com seus antigos companheiros, Dwight busca então formar uma nova equipe ao mesmo tempo em que restabelece sua família na nova e honesta comunidade.
As três temporadas de Tulsa King estão disponíveis no Paramount+.
7. Pinguim
Uma das minisséries de maior sucesso de 2024, Pinguim é uma produção da HBO baseada no vilão homônimo da DC Comics, arqui-inimigo do Homem-Morcego. Spin-off de The Batman (2022), a série serve como uma sequência direta do longa-metragem, embora possa ser assistida de maneira independente, sem prejuízo na narrativa.
Estrelada por Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Limitada, e Cristin Milioti (Palm Springs), ganhadora do Emmy de Melhor Atriz em Série Limitada, Pinguim.tem início uma semana após a inundação de Gotham City, quando a cidade busca se recuperar da tragédia e do vácuo de poder que se estabeleceu com a morte do mafioso Carmine Falcone. Nesse cenário, Oswald Cobblepot, até então apenas um ajudante que faz trabalhos sujos, busca ascender no submundo do crime, atacando qualquer um que apareça em seu caminho.
Pinguim faz parte do catálogo da HBO Max.
8. Terra da Máfia
Mais uma produção britânica da lista, dessa vez criada por Ronan Bennett (Top Boy) para o Paramount+, Terra da Máfia é uma série de drama policial lançada em 2025. Produção codirigida por Guy Ritchie, a obra conta com um elenco estrelado, que passa por nomes como Tom Hardy (Venom), Pierce Brosnan (007 contra GoldenEye), Helen Mirren (O Clube do Crime das Quintas-Feiras) e Joanne Froggatt (Downton Abbey).
Já renovada para a segunda temporada, Terra da Máfia conta a história de Conrad Harrigan, um poderoso mafioso que apela para a figura de Harry Da Souza, um esperto e formidável mediador, após sua família entrar em conflito direto com os Stevensons. Embora as tensões entre os dois clãs apenas aumente, Harry tem o dever de aplacar os ânimos de ambos os lados e proteger os interesses dos Harrigan, impedindo a todo custo que exploda uma guerra entre as gangues.
A primeira temporada de Terra da Máfia está disponível no Paramount+.
Leia também:
- 11 filmes sobre máfia
- House of Guinness: tudo sobre a nova série do criador de Peaky Blinders
- Entenda como Pinguim se conecta ao filme The Batman e o novo DCU
Leia a matéria no Canaltech.