A Microsoft liberou uma nova prévia do Windows com o recurso Recuperação Rápida do Computador (ou Quick Machine Recovery). A novidade tem o objetivo de resolver problemas de inicialização do PC sem intervenção manual e promete acelerar todo o processo.
- O Windows 10 ainda vai funcionar após outubro? Veja como será o fim do suporte
- Fim das senhas no Microsoft Authenticator: 5 apps para guardar suas credenciais
A ferramenta foi começou a ser testada pela Microsoft no primeiro semestre, mas foi distribuída para mais pessoas somente na última semana com a build 26100.4762 do sistema, disponível apenas para testes pelo programa Windows Insider. A seguir, o Canaltech detalha o novo recurso:
- Como a recuperação funciona?
- O que muda com a novidade?
- Quem pode usar o recurso?
Como a recuperação funciona?
A Recuperação Rápida do computador é usada quando o PC não consegue iniciar corretamente. O recurso automaticamente identifica problemas na máquina, faz um diagnóstico e aplica possíveis correções.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para isso, coloca o computador no Modo de Recuperação e usa o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE) para se conectar à internet e analisar o ocorrido. O processo funciona assim:
- Quando o recurso está ativo, o computador inicia o modo de Recuperação Rápida do Computador;
- A ferramenta abre o Windows no Modo de Recuperação;
- O WinRE se conecta à internet e aos servidores da Microsoft para buscar uma solução;
- Após análise do caso, a ferramenta usa o Windows Update para implementar uma correção automaticamente;
Caso o mesmo problema apareça em vários dispositivos, a Microsoft aciona uma equipe interna para entender o caso.

O que muda com a novidade?
A função pode garantir um caminho rápido e seguro para resolver problemas de boot no computador sem a necessidade de corrigi-lo manualmente.
A MS destaca a importância do Quick Machine Recovery para profissionais de TI em máquinas corporativas, visto que encontra soluções automaticamente e permite que as equipes desloquem esforços para outras tarefas.
A novidade também é importante para uso pessoal, principalmente para quem não tem tanto domínio das soluções de recuperação do PC.
Quem pode usar o recurso?
Por enquanto, a ferramenta está disponível somente na prévia do Windows 11 para inscritos no programa Insider (iniciativa que libera versões experimentais do sistema). Ainda não há previsão de lançamento para a versão estável, mas deve ocorrer nos próximos meses.
A Microsoft reforça que a ferramenta será ativada por padrão na versão Home do Windows, enquanto os administradores de TI vão escolher entre habilitá-la ou não nas versões Pro e Enterprise.
Leia também:
- Nova ‘tela azul’ do Windows 11 com outra cor começa a ser liberada
- Windows 11 tem ‘truque secreto’ para usar o LinkedIn; conheça
- Ajuste na Barra de tarefas e mais: 7 novidades do Windows 11 em julho de 2025
VÍDEO: Moto Z e Moto Snaps: A aposta da Motorola na modularidade que durou quatro gerações | Retro Tech
Leia a matéria no Canaltech.