Intel já demitiu quase 4 mil funcionários apenas nos EUA

Tecnologia

Na semana passada, indícios de que a Intel estaria iniciando uma nova rodada de demissões surgiram, algo que a própria empresa havia prometido que faria. Agora, o site Oregon Live afirma que são cerca de 4 mil pessoas demitidas em todo quadro de funcionários dos EUA, com mais de 2 mil deles apenas  no estado do Oregon, caracterizando-se como uma das maiores demissões da região.

As demissões atingem trabalhadores dos estados do Texas, Califórnia e Arizona. No Oregon, o escritório da Intel é a maior empresa do estado, contando com cerca de 20 mil funcionários. Porém, 2.392 deles foram afetados pelas demissões, cerca de 12% de todo o quadro funcional. Esse volume de desligamentos já é considerado a maior demissão em massa do estado norte-americano.

Segundo um documento oficial, dessas quase 2.400 pessoas demitidas, 325 delas eram técnicas e 516 eram engenheiros de diferentes áreas. Cerca de 8% dos demitidos eram algum tipo de gerente de setor.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Intel Israel também sofre com demissões

Nesse caso, existe um documento público oficial que descreve as demissões ocorridas no estado americano de Oregon. Porém em relação à Israel, país em que a Intel também realizou demissões, não temos informações concretas, somente rumores.

Sede da Intel em Oregon, EUA (Imagem: Intel/Divulgação)

Segundo sites do país, a Fab 28, localizada em Kiryat Gat e que conta com 4 mil dos 9 mil funcionários da Intel em Israel, foi afetada. Números não foram mencionados, mas esse rumor diz que gestores de setores e técnicos também foram alguns dos cargos que sofreram cortes. Essa fábrica é responsável pela fabricação de chips feitos em Intel 7 (10 nm).

As novas ondas de demissões vêm em um momento em que a Intel passa por problemas em sua divisão Foundry, principalmente agora com o desenvolvimento da litografia 18A, que parece já ter sido afetada de alguma forma, segundo informações não oficiais.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.