Falha no Windows Hello permite login com rosto de outra pessoa

Tecnologia

Uma falha de segurança crítica foi descoberta no sistema de autenticação facial Windows Hello, presente em milhões de computadores e notebooks que utilizam o sistema operacional da Microsoft. A vulnerabilidade, apelidada de “The Face Swap” (A Troca de Rosto), permite que um invasor com privilégios de administrador em uma máquina engane o sistema e faça login na conta de outro usuário usando o seu próprio rosto.

A descoberta foi feita pela ERNW, empresa alemã de pesquisa em segurança. Segundo os pesquisadores, o problema está na arquitetura do Windows Hello for Business. Em vez de a biometria ser usada para autenticação direta, ela serve para desbloquear uma chave criptográfica. A companhia descobriu que é possível acessar e alterar o banco de dados que associa a identidade de um usuário à sua biometria.

Como o ataque pode acontecer

O ataque consiste em trocar os identificadores de segurança (SIDs) entre dois usuários cadastrados no sistema. Dessa forma, um invasor com acesso administrativo pode associar sua própria biometria facial à conta de um usuário de domínio, por exemplo. Ao entrar no Windows com seu próprio rosto, o sistema dá ao invasor acesso total à conta da vítima, incluindo todos os seus arquivos, dados e recursos da rede corporativa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Microsoft foi notificada sobre a falha, mas os pesquisadores da ERNW acreditam que uma correção definitiva é improvável. Isso porque a vulnerabilidade está na própria arquitetura do sistema, e uma solução exigiria a reformulação completa da forma como o Windows Hello lida com a autenticação biométrica.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.