O Steam alterou suas regras sobre a publicação de jogos na plataforma. Agora, os títulos precisam seguir normas e padrões estabelecidos por processadores de pagamento, como PayPal e Mastercard, o que ameaça a existência de jogos adultos.
- Famílias Steam: como configurar o compartilhamento de biblioteca no sistema
- 42% dos usuários do Steam ainda usam o Windows 10
De acordo com o SteamDB, site dedicado a monitorar e fornecer dados sobre a Steam, a nova regra parece já estar em vigor. A mudança foi percebida após dezenas de jogos com temas como incesto serem retirados da plataforma pouco depois de a Valve atualizar sua política da loja na seção “O que você não deve publicar na Steam”:
“Conteúdo que possa violar as regras e os padrões estabelecidos pelos processadores de pagamento da Steam, redes de cartões e bancos relacionados, ou provedores de internet. Em especial, certos tipos de conteúdo exclusivo para adultos.”
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Steam é a plataforma de jogos para PC mais popular atualmente, e parte desse sucesso se deve à facilidade e acessibilidade para o lançamento de jogos de todos os tipos, incluindo títulos com temas adultos.
Steam has added a new rule disallowing games that violate the rules and standards set forth by payment processors and card networks, or internet network providers. At the same time, many incest themed games were removed from the store.
— SteamDB (@steamdb.info) 16 de julho de 2025 às 06:06
Nova regra do Steam é criticada
A atualização das diretrizes gerou descontentamento em muitos jogadores, principalmente pelo fato de os processadores de pagamento passarem a ter controle sobre o que pode ou não ser publicado na plataforma.
“Tenho certeza de que a maioria das pessoas concorda que esses jogos são nojentos”, afirmou um usuário em resposta à publicação do SteamDB no BlueSky.
“Mas este é mais um caso de processadores de pagamento ditando a moralidade. E quando o PayPal decide que não gosta de violência? Ou a Visa decide que não gosta de assaltos a banco no GTA? Por que essas empresas decidem quais coisas LEGAIS compramos?”, concluiu o jogador.
Outro problema apontado é que a nova regra é muito vaga e pode dificultar o processo de envio de jogos à plataforma. A questão se torna mais complexa ao lembrarmos que existem diversos métodos de pagamento no Steam, que variam conforme a região.

No Brasil, por exemplo, é possível usar o PIX — um método de pagamento que, curiosamente, está sob investigação pelo governo dos Estados Unidos.
Leia também:
- Agora Steam avisa sobre jogos em Acesso Antecipado abandonados
- Jogos que você compra na Steam não são seus, alerta Valve
- Como usar o DualSense do PlayStation 5 na Steam
Vídeo: Qual é o melhor PC portátil? Asus ROG Ally, Steam Deck ou Lenovo Legion Go?
Leia a matéria no Canaltech.