O Itaú lança nesta segunda-feira (21) o Itaú Emps, aplicativo exclusivo para empreendedores com serviços de inteligência artificial generativa. A novidade já está disponível nas lojas de aplicativos como Play Store e App Store e oferece com Pix ilimitado e conta sem mensalidade.
- App do Itaú ganha recurso para ajudar a controlar gastos; veja como funciona
- Itaú começa a migrar clientes do Iti para superapp; veja o que vai mudar
A instituição financeira visa facilitar a gestão financeira de empreendedores que possuem faturamento de R$ 200 mil até R$ 3 milhões por ano que buscam autosserviço rápido para o negócio.
A empresa tem o objetivo de atingir perfis como restaurantes, mecânicas, mercearias, lojas de materiais de construção, médicos, assim como advogados e freelancers para fazer o uso do aplicativo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Itaú Emps vai oferecer os seguintes serviços, de forma gratuita, para os empreendedores:
- Pagamentos: tributos, boletos, concessionárias;
- Crédito: limite da conta, cartão de crédito e Pronampe;
- Assessoria com IA generativa.

Como a IA generativa do Itaú Emps vai funcionar?
O novo app busca ajudar o empreendedor a sanar dores com a ajuda da IA generativa. A empresa aposta em uma solução que vai além do chatbot, mas sim uma assistente conversacional que vai conseguir se integrar à jornada individual e ajudar na tomada de decisão.
A ideia é que a IA do aplicativo para empreendedores funcione como um ‘gerente’ automatizado para os serviços oferecidos. O agente vai funcionar ainda de forma inicial na gestão financeira, mas a ideia é que ele expanda as capacidades e atue integralmente com o cliente, a partir do consenso do empreendedor.
A IA generativa no Itaú Emps nas seguintes ações:
- Compreensão de comportamento do empreendedor;
- Apoio no controle de gestão financeira;
- Fornecimento de tendências e insights;
- Recomendações contextualizadas à situação do empreededor.
Caso haja problemas com a interação com a IA, será possível contatar um atendente humano em 30 segundos com uma central de atendimento exclusiva para os usuários do Emps, de acordo com Prates.
Na prática, será possível que o empreendedor pergunta para a IA algo como: “Quanto vendi no crédito nos últimos 30 dias?” e, em seguida, a tecnologia poderá acessar os dados das movimentações da conta, assim como entregar a resposta através da integração com a “Laranjinha”, máquina de cartão do Itaú Empresas.
Qual a diferença entre o Itaú Emps e o Itaú Empresas?
O diretor do Itaú Emps explica que o novo aplicativo busca atender clientes empreendedores que tem o ‘bolso menor’ e quer um autosserviço de forma rápida. O app é voltado para clientes que trabalham praticamente de forma integral em sua empresa e não possuem tempo ábil para o uma gestão mais complexa que demande tempo.
Diferentemente do Itaú Empresas, que atende um cliente com maior condição, com produtos mais robustos para serem atendidos a partir de um formato de agência tradicional.
Novo app surge após 6 meses de testes
O diretor do Itaú Emps, explica que a novidade foi lançada rapidamente após seis meses de testes feitos através de um MVP (Mínimo produto viável) com empreendedores clientes da instituição.
O teste fez com que fosse possível lançar o app logo pouco tempo depois do lançamento da assistente de IA para investimentos do banco.
Outro ponto que agilizou a estreia do app foi uma pesquisa da Quaest encomendada pelo Itaú que revelou uma necessidade latente de empreendedores por ferramentas de gestão financeiras, haja vista que grande parte dos 600 entrevistados ainda usam ferramentas pouco ágeis na gestão como planilhas de Excel (23%) e manualmente com caderneta (16%).
Essa falta de agilidade se traduz na necessidade do público em usar ferramentas como a IA para ajudar na tomada de decisões financeiras (24%) e na otimização do fluxo de caixa (23%). Fatores que instigaram o Itaú a pensar em um produto focado para esse público.
Segurança
A inteligência artificial do Itaú se baseia em dados internos e indicadores econômicos do Itaú para fazer as recomendações.
O diretor de tecnologia do Itaú, Carlos Eduardo Mazzei explica que a instituição conta com uma governaça robusta de ética, LGPD e segurança e aponta que a IA da empresa 1,3 mil modelos de IA rodando no banco.
Integração multimodal para o futuro
O diretor do Itaú Emps aponta que o objetivo da IA do app é a expansão de suas ações que visam trazer mais praticicidade para o empreendedor, como integração multimodal com transformação dos dados para planilhas, imagens, gráficos, entre outros.
Outro objetivo da empresa é expandir o app para MEI‘s e empresas com diversos sócios.
Leia mais:
- Como ajustar o limite do cartão do Itaú? Veja passo a passo
- Como consultar o informe de rendimentos do Itaú
Leia a matéria no Canaltech.