Gato de nariz inchado que viralizou tem diagnóstico revelado: “riso de nervoso”

Tecnologia

Sabe quando um cachorro come abelha e fica com o rostinho inchado? É fofo, engraçado e triste ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu com um gato de nariz inchado chamado Barney, que ficou conhecido como Barney Bubble. Ele viralizou nas redes sociais, e na última quinta-feira (17), tivemos uma atualização do caso (ou melhor, finalmente um diagnóstico): uma infecção fúngica chamada Cryptococcus. Com o tratamento adequado, Barney já apresenta sinais visíveis de melhora.

A Cryptococcus é uma infecção fúngica causada principalmente pelos fungos Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii, encontrados no ambiente, especialmente em fezes de pássaros e madeira em decomposição. Em gatos, a infecção geralmente afeta o sistema respiratório, podendo causar inchaço no nariz, espirros, secreções e, em casos mais graves, atingir o sistema nervoso central.

A doença é mais comum em animais com o sistema imunológico comprometido, mas pode afetar qualquer gato exposto ao fungo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Barney, o gato de nariz inchado

Barney foi encontrado nas ruas de Dungannon, na Irlanda do Norte, vivendo sem castração ou qualquer identificação. O inchaço no nariz era tão grande que causava espanto imediato. “Foi um riso nervoso, de choque, porque se você imaginar um nariz de palhaço, é exatamente isso”, contou Lynsey Jones, uma das voluntárias da ONG, em entrevista à BBC Sounds.

@bbcni

This week Alright Pet? went to Rescue Cats NI to visit a rather remarkable kitty 🐱 Listen now on BBC Sounds #Pets #Cat #Rescuecats

♬ original sound – BBC Northern Ireland

O tratamento envolve ciclos alternados de sete dias com antifúngicos, e os resultados têm sido promissores. Em uma publicação recente no Facebook, a organização compartilhou uma foto de Barney ao lado de Boss, outro gato resgatado que se tornou seu grande companheiro. O inchaço ainda existe, mas é visivelmente menor do que há um ano.

A publicação da RCNI também destacou o dia a dia tranquilo e bem-humorado dos felinos:

É uma vida difícil quando você é um gato vivendo no Rescue Cats NI. Você não faz nada o dia todo, exceto cochilar em camas confortáveis (não se engane com o bocejo — ele já estava dormindo há horas). Você recebe comida sob demanda. Nossos voluntários te adoram e, no caso de Barney, você tem fãs no mundo todo.

A história dos dois mostra como o acolhimento e o cuidado fazem toda a diferença na vida de animais abandonados. Barney, que antes chamava atenção pelo inchaço no nariz, agora encanta pelo carisma, tranquilidade e amizade com Boss — e segue cativando corações ao redor do mundo.

Leia também:

VÍDEO | DIA MUNDIAL DO GATO PRETO

Leia a matéria no Canaltech.