Projeções meteorológicas recentes indicavam que a virada de julho para agosto, no Brasil, traria uma queda de temperatura brusca, mas atualizações mostram um enfraquecimento dessa tendência. Segundo dados do Climatempo, o centro da massa de ar polar continuará na Argentina, não mais tendendo a vir para o vizinho brasileiro.
- Inverno 2025 | Como será o clima em julho? Inmet prevê chuva e massas de ar frio
- Mapa interativo mostra como será o clima da sua cidade em 60 anos
Isso quer dizer que o Brasil ainda receberá frio, mas menos intenso e limitado a áreas da Região Sul do país. Vale lembrar que, quanto mais perto do período da previsão do tempo, mais precisas são as estimativas, já que muitos fatores estão envolvidos no estudo da meteorologia.
Previsões para julho e agosto no Brasil
Com a mudança na alta polar, a intensidade e a abrangência do frio esperado mudam. Entre esta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), uma frente fria de pouca intensidade deve avançar e provocar chuvas fracas e pontuais no litoral do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e porções de Minas Gerais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

No interior do país, uma massa de ar seco deve manter o tempo firme e as temperaturas elevadas, abrangendo Centro-Oeste, Nordeste e partes do Sul e do Sudeste. Uma nova área de baixa pressão também está se formando próxima do Paraguai, o que deve trazer pancadas de chuva mais intensas no Sul ainda esta semana. Junto ao ar polar mais fraco, a condição vai manter as temperaturas mais amenas na região.
Agora, as previsões indicam que a frente fria com ar polar mais forte chegará na primeira semana de agosto, reforçada por um ciclone extratropical na Região Sul. Como os dados estão bastante variáveis, atualizações podem reverter as previsões nas próximas semanas.
Confira mais:
- Tá calor? Em algumas áreas do Brasil, inverno é sinônimo de dias de sol; entenda
- Como colocar o clima do Google na tela inicial do celular
- 3 a cada 4 pessoas vão sofrer com clima extremo nos próximos 20 anos
VÍDEO: A tecnologia por trás da previsão do tempo – Willians Bini, Somar Meteorologia [CT Entrevista]
Leia a matéria no Canaltech.