Dona do Instagram, a Meta alterou seu algoritmo para evitar recomendação de perfis infantis a usuários suspeitos, bloqueou termos sensíveis, e reforçou as ferramentas de denúncia e bloqueio automático em contas de pessoas menores de idade.
- Como usar o Controle Parental no celular e computador
- Controle parental | 4 dicas para gerir e limitar o uso do iPhone
As mudanças surgem após uma denúncia do jornal Wall Street Journal, que afirmou que o Instagram promovia contas adultas com conteúdo sexual envolvendo menores. A seguir, confira:
- 7 medidas do Instagram para proteger adolescentes
- Como funciona o controle parental no Instagram?
- Quais são os recursos para proteção de crianças?
7 medidas do Instagram para proteger adolescentes
Confira 7 recursos do Instagram para aumentar a proteção de adolescentes nas redes sociais e restringir o acesso de predadores a conteúdos infantis.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
1. Contas para Adolescentes privadas por padrão
As Contas de Adolescentes são configuradas automaticamente para usuários entre 13 e 17 anos e definidas como privadas, em que só os seus seguidores podem ver e interagir com as postagens.
Elas foram introduzidas após denúncia feita pelo The Wall Street Journal*, que afirmava que o Instagram promovia uma rede de comercialização de conteúdo sexual infantil.
2. Restrições de mensagens, nudez e contas suspeitas
O Instagram adotou várias medidas de segurança para Contas de Adolescentes nas mensagens diretas (DMs):
- Mensagens para adolescentes são permitidas apenas de contas conhecidas ou seguidas por eles.
- Adultos com mais de 18 anos não podem iniciar chats privados com adolescentes desconhecidos;
- Imagens com nudez enviadas por DMs são borradas automaticamente para adolescentes;
- Os adolescentes podem bloquear e denunciar uma conta em uma única ação, diretamente nas conversas do Instagram.
Além disso, os adolescentes recebem dicas de segurança nas mensagens e podem ver a data de criação e a localização da conta do remetente para identificar possíveis interações suspeitas.
3. Controle de conteúdo sensível
As contas de adolescentes são configuradas para ver menos conteúdo sensível, como discussões sobre automutilação, violência ou nudez, em resultados de pesquisa, Explorar, Reels e no feed.
A plataforma também dificulta a interação de adultos que exibiram comportamento suspeito com adolescentes, impedindo-os de ver contas de adolescentes em “Usuários Sugeridos” ou descobrir conteúdo de adolescentes em Reels ou Explorar.
4. Bloqueio de transmissão ao vivo
Adolescentes entre 13 e 17 anos não podem iniciar transmissões ao vivo. O recurso só é disponibilizado a partir dos 18 anos.

5. Ocultar solicitações de contato e comentários ofensivos
O Instagram oculta as solicitações de mensagens e comentários potencialmente ofensivos, sensíveis ou spam através das configurações de “Palavras Ocultas”.
6. Modo de descanso
O “modo de descanso”, ativado automaticamente das 22h às 7h, silencia notificações e envia respostas automáticas a mensagens e um lembrete para fechar o Instagram.
7. Restrição para marcações, menções e remixagem de conteúdo
As tags, menções e a remixagem de conteúdo são automaticamente restritos a pessoas que o adolescente segue (e seguem de volta para remixagem).
Como funciona o controle parental no Instagram?
O Family Center permite que adultos supervisionem contas de adolescentes, com a definição de limites de tempo, restrições de envio, modo “silencioso” noturno e visualização de relatórios de bloqueios, denúncias e seguidores.
Quando um adolescente tentar mudar configurações como tornar a conta pública, reduzir filtros ou permitir mensagens de estranhos, o pedido será encaminhado a um responsável, que pode aprovar ou negar.
Quais são os recursos para proteção de crianças?
Contas administradas por adultos que apresentam crianças, como perfis de família ou de pequenos influenciadores, agora recebem configurações de segurança semelhantes às contas de adolescentes, incluindo restrições de mensagem, filtros de comentários e limitações de visibilidade para usuários adultos suspeitos.
O algoritmo do Instagram também impede que adultos suspeitos encontrem ou interajam com essas contas, ao ocultar comentários e restringir buscas cruzadas.
Leia também:
- Sharenting: o que é e por que você deveria se preocupar
- Brain rot: por que consumir vários vídeos curtos deteriora a saúde mental?
- ‘Detox’ de redes sociais é uma tendência entre os jovens, aponta pesquisa
VÍDEO: O algoritmo do seu YouTube, Instagram e Threads está ruim nas recomendações?
Leia a matéria no Canaltech.