10 melhores jogos feitos por Hideki Kamiya, criador de Devil May Cry

Tecnologia

Com raízes no terror e a alma na ação, Hideki Kamiya criou jogos memoráveis ao longo de sua carreira. Mesmo que tenha feito o seu nome na Capcom, ele inaugurou o seu próprio estúdio — a PlatinumGames — e ganhou ainda mais fãs ao longo dos anos.

Com um grande nome, também existe uma reputação maior ainda. E isso o desenvolvedor, supervisor, diretor, roteirista e produtor tem de sobra. Pai da franquia Devil May Cry, ele também tem em suas mãos personagens icônicos como Bayonetta e um dos maiores jogos cult da indústria gaming: Okami.

Sem mais delongas, hoje o Canaltech apresenta os 10 melhores jogos feitos por Hideki Kamiya. Seja através de sua longeva parceria com Shinji Mikami ou os projetos mais atuais de sua carreira, será que você conhece tudo que o profissional transformou em ouro? 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Astral Chain

Um dos sucessos mais recentes da PlatinumGames, Astral Chain teve a supervisão de Hideki Kamiya por todo o projeto de desenvolvimento. O resultado disso foi um jogo extremamente divertido e dinâmico no Switch.

Na aventura, dois agentes operam uma “arma inovadora” para combate enquanto investigam uma série de problemas que estão vazando para a nossa realidade. Com muita atitude e combates excepcionais, este se tornou rapidamente em um dos jogos mais aclamados do último console da Big N.

9. Sol Cresta

Voltando às raízes, Hideki Kamiya decidiu trazer Sol Cresta: um jogo pixelado de nave que serve como uma grande homenagem a clássicos como Terra Cresta e Moon Cresta. 

Um dos destaques de seu gameplay é a possibilidade de acoplar as 3 naves do seu esquadrão para formar diversos tipos de ofensivas diferentes, organizando-as da melhor forma dentro de cada cenário. Isso sem falar do charme dos visuais e músicas dignos dos melhores jogos dos anos 1980.

8. Viewtiful Joe

Imagem de Viewtiful Joe
Viewtiful Joe foi uma das ideias mais criativas de Kamiya nos games (Imagem: Divulgação/Capcom)

Criado enquanto ainda estava na Capcom, Viewtiful Joe é um game 2D side-scroller que homenageia os filmes tokusatsu e grandes produções de Hollywood. Na aventura você controla Joe, que deseja salvar a sua namorada Silvia ao se transformar em um super-herói.

Extremamente aclamado pelo seu sistema de combos, pela progressão beat ‘em up e pelo seu bom humor, o projeto de Hideki Kamiya brilhou bastante e segue como um dos mais divertidos de sua carreira. 

7. The Wonderful 101

Imagem de The Wonderful 101
Controle 100 heróis com as mais diversas combinações de gameplay (Imagem: Divulgação/PlatinumGames)

Quando um exército de alienígenas tenta invadir a Terra, um grupo de super-heróis se une para impedir essa ameaça. No papel dos 100 carismáticos benfeitores, você terá de usar seus diversos poderes para salvar o dia. Ou não…

Além de Hideki Kamiya, The Wonderful 101 conta com outros desenvolvedores estelares que trabalharam em NieR: Automata, Metal Gear Rising: Revengeance e outros sucessos da indústria gaming. 

6. Bayonetta 2

Imagem de Bayonetta 2
Bayonetta 2 consolidou o trabalho de Hideki Kamiya para uma nova geração (Imagem: Divulgação/PlatinumGames)

Após a aclamação ao redor do jogo original, Bayonetta 2 surgiu como uma das maiores obras-primas já produzidas por Hideki Kamiya. Ainda que esteja “preso” em consoles Nintendo, o título tem conceitos que elevam ainda mais a experiência do hack ‘n slash que os fãs conhecem e amam.

Maior, melhor e com mais diversão, os jogadores podem contar até com um modo cooperativo para deitar monstros e demônios na porrada. Isso sem perder o estilo e os inúmeros combos que ela desfere em quem ousa atrapalhar o seu desfile.

5. Devil May Cry 5

Mesmo fora da Capcom, Hideki Kamiya continua 100% envolvido na franquia Devil May Cry — atuando como o roteirista do quinto e mais recente jogo da saga de Dante, Vergil e diversos outros personagens que estão no meio desta guerra infernal.

Ainda que não atue mais na direção e produção, é notável como a franquia mantém o seu padrão “pastelão”, sem perder a dinâmica da ação e dos combos intermináveis, graças ao carinho e atenção que o profissional continua fornecendo a este universo. 

4. Bayonetta

Imagem de Bayonetta
Bayonetta chamava bastante atenção, nem sempre pelas razões certas (Imagem: Divulgação/PlatinumGames)

Quem diria que uma bruxa que usa fios de seu próprio cabelo para atacar e se vestir faria tanto sucesso, não é? Misturando hack ‘n slash com uma ação desenfreada, neste projeto Hideki Kamiya e a PlatinumGames mostraram a sua força para o mundo.

Se alguém suspeitava que ele não conseguiria criar um título da magnitude de Devil May Cry fora da Capcom, aqui ele revelou que era possível sim. Bayonetta se tornou tão marcante que ganhou uma trilogia, uma história prequel e até foi convidada a participar de Super Smash Bros — um dos maiores crossovers da indústria gaming. Não é nada mole. 

3. Resident Evil 2

Imagem de Resident Evil 2
Da série “conheço mais do que minha própria rua” (Imagem: Reprodução/Capcom)

Após o trabalho primoroso de Shinji Mikami como diretor do primeiro RE, imagine a pressão que estava nas costas de Hideki Kamiya ao assumir o segundo jogo da franquia. E, mesmo com todo esse peso, ele trouxe Leon S. Kennedy e Claire Redfield em um dos survival horror mais memoráveis.

Dividindo a história em “Lado A” e “Lado B”, trazendo a icônica delegacia e um mapa muito maior do que o visto no game original, Resident Evil 2 se tornou um verdadeiro fenômeno e consolidou a série entre os gamers — que cresceu tanto que está prestes a ganhar o seu nono título.

2. Okami

Imagem de Okami
Com o passar do tempo, Okami conquistou milhões de fãs (Imagem: Divulgação/Capcom)

Ainda que Hideki Kamiya continue brilhando na PlatinumGames, seus projetos mais icônicos foram vistos na Capcom. E Okami é uma comprovação disso, com o jogo de ação e aventura conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo pela sua arte e gameplay imersivo.

Vale notar que a experiência passou longe de ser um sucesso e causou muitos prejuízos para a produtora no passado. Ela começou a ganhar forças ao longo dos anos, através de jogadores e críticos que elogiaram toda a produção, o que elevou o nível da produção até todos conhecerem essa pérola. 

1. Devil May Cry

Imagem de Devil May Cry
Devil May Cry se tornou uma grande referência nos games (Imagem: Reprodução/Capcom)

De todas as obras que Hideki Kamiya já trabalhou, nenhuma superou a grandiosidade de Devil May Cry. A história de Dante, o meio-humano/meio-demônio que investiga casos sobrenaturais e dilacera criaturas sombrias ganhou o mundo instantaneamente, como uma febre.

A genialidade dos combos, do humor e estilo marcaram o projeto e moldaram todo o gênero por décadas. Seu legado é grandioso e não dá para se negar que é a “versão moderna” de A Divina Comédia que deu certo. Quem diria que o projeto foi concebido como o Resident Evil 4 original e ganhou tanta força que virou um ícone a seu próprio modo, não é?

Hideki Kamiya e suas obras-primas

Nem tudo que o icônico desenvolvedor toca que vira ouro, mas dificilmente ele se envolve em um projeto em que não exista um potencial de virar a cabeça dos gamers. Mesmo entre acertos e erros, a forma de pensar e construir universos de Hideki Kamiya são admiráveis.

Entre os 10 melhores jogos criados pelo “Pai de Devil May Cry”, temos:

  1. Devil May Cry
  2. Okami
  3. Resident Evil 2
  4. Bayonetta
  5. Devil May Cry 5
  6. Bayonetta 2
  7. The Wonderful 101
  8. Viewtiful Joe
  9. Sol Cresta
  10. Astral Chain

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.