Sua airfryer pode pegar fogo mesmo? Saiba como se proteger

Tecnologia

 A airfryer virou item essencial na cozinha de quase todo mundo, mas o que pouca gente sabe é que, sem a manutenção adequada, esse eletrodoméstico pode representar um sério risco de incêndio. Sim, sua fritadeira sem óleo pode literalmente pegar fogo.

O perigo está principalmente na gordura acumulada. Conforme o uso, restos de alimentos e óleo se depositam no interior da airfryer, especialmente perto da resistência elétrica — onde o calor é mais intenso. 

Com o tempo, essa gordura se degrada, fica mais instável e tem o ponto de ignição reduzido. Em outras palavras: fica mais fácil dela entrar em combustão.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O problema se agrava quando o aparelho não é limpo com frequência. Isso porque, além da sujeira favorecer o acúmulo de resíduos, ela pode atingir temperaturas elevadas e gerar fumaça ou até iniciar um incêndio. 

Outro ponto crítico é o superaquecimento. Algumas airfryers — especialmente modelos mais simples — não têm sistemas de segurança robustos.

Se o termostato falhar, o aparelho pode ultrapassar os 300 °C, e chegar perigosamente próximo da faixa em que os óleos saturados pegam fogo (em torno de 360 °C).

Como se proteger e evitar acidentes

Para se proteger, a recomendação é simples: limpe a airfryer com frequência, incluindo a parte interna, a cesta e a resistência. Evite deixar resíduos acumulados e, se possível, troque o óleo usado com regularidade nos modelos que permitem fritura com gordura.

Modelos mais avançados oferecem mais segurança, mas ainda é preciso ter atenção com a manutenção (Imagem: Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech)

Também vale conferir se o aparelho possui um termostato de segurança — um sistema que desliga automaticamente em caso de aquecimento excessivo. Esse recurso, comum em modelos mais modernos, ajuda a evitar o superaquecimento descontrolado.

Outras dicas práticas indicadas por especialistas e profissionais do Corpo de Bombeiros incluem:

  • Evite usar extensões: ligue a airfryer direto na tomada.
  • Deixe espaço para ventilação: nada de encostar o aparelho na parede ou em outros eletros.
  • Não bloqueie as saídas de ar: isso compromete a troca de calor.
  • Nunca deixe o aparelho funcionando sozinho, sem ninguém em casa: desligar o aparelho é sempre mais seguro do que contar com a sorte.

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: Como escolher a Air Fryer ideal para você (não é tão simples!)

Leia a matéria no Canaltech.