A Konami revelou, através de teasers e informações oficiais, que o combate de Silent Hill f terá elementos soulslike — o que tem preocupado bastante os fãs da franquia, que estão divididos se esta abordagem é o melhor caminho ou se a produtora está seguindo um rumo questionável.
De acordo com a companhia, as batalhas “terão um foco maior no corpo-a-corpo e serão mais baseadas em ação quando comparado com Silent Hill 2, lançado em 2024”. E é a partir deste ponto que o público passa a acender alertas sobre estas mudanças que serão vistas na experiência.
Entre as principais reclamações dos fãs sobre Silent Hill f nas redes sociais estão as reações dos inimigos, armas degradáveis e os confrontos com os chefões que parecem ser do gênero soulslike. E, ao que tudo indica, estas críticas só aumentarão até o lançamento do jogo em 25 de setembro de 2025.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Eu amo a franquia e estou empolgado pelo jogo, mas por favor desenvolvedores, não tomem esse caminho, não sacrifiquem aquilo pelo qual a série é reconhecida para seguir uma tendência. Não alienem sua audiência. Estou assustado de verdade com a direção que a série está seguindo”, afirma o usuário “BullfrogIcy7737” no Reddit.
Combate de Silent Hill f
Os fãs destacam que gostaram de grande parte do que viram em Silent Hill f, mas que o combate apresentado não agradou no geral. E, apesar do jogo sequer ter sido lançado para definir se as mudanças são boas ou não, isso já tomou proporções grandiosas na comunidade.
“O jogo parece estar incrível no geral, em termos de detalhes e qualidade. É muito impressionante a quantidade de trabalho que os desenvolvedores tiveram nele. Dito isso, estou um pouco preocupado com a forma que o combate está sendo moldado, especificamente em como os inimigos reagem (ou não reagem) ao tomar dano”, afirma o usuário ‘Alarming_World6785’
Já o jogador “mohfuhgah” é mais direto e atribui o que viu diretamente aos projetos mais recentes da FromSoftware. Ele vê muita similaridade com o que Silent Hill f apresentou com jogos como Sekiro: Shadows Die Twice.
“O combate certamente me preocupa. Mesmo que acabe sendo incrível, eu fico apreensivo sobre um jogo de Silent Hill que tenha um combate que lembra o timing de contra-ataque de Sekiro. Espero que eles se aproximem do que a Bloober fez e provem que eu esteja errado. Ao menos eu espero que seja um bom jogo de terror, mesmo que falhe em ser um jogo Silent Hill”, diz ‘mohfuhgah’.

Outro aspecto que chamou a atenção do público é o fato das armas serem degradáveis — o que abre espaço para uma exploração maior, levando os jogadores a buscarem equipamentos melhores e mais duradouros. Porém, isso pode ter o efeito contrário em Silent Hill f.
“Eu gosto de explorar todo o mundo do jogo e reunir todos os detalhes e documentos, mas se eu tiver de gastar minhas armas cada vez que parar para fazer isso, eventualmente eu vou parar de explorar para conservar os recursos”, revela o usuário “Quitthesht”.
Vale notar que esta não é a primeira vez que a Konami explora o recurso de armas degradáveis. Ele também foi visto em jogos como Silent Hill 4: The Room e Silent Hill Origins.
Leia também no Canaltech:
- Silent Hill 1 ganhará remake produzido pela Bloober Team
- “Banimento” de Silent Hill f na Austrália foi um erro de sistema; entenda
- Diretor do Silent Hill 2 original opina sobre as mudanças do remake
Leia a matéria no Canaltech.