Brasil proíbe venda de smartwatch que prometia medir glicose e pressão arterial

Tecnologia

Na última segunda-feira (04), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição do relógio inteligente Glicowatch no Brasil. O produto promete realizar medições precisas de diabetes e da pressão arterial, ainda que não tenha eficácia comprovada. 

O dispositivo é comercializado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda. No entanto, a Anvisa identificou que o produto não cumpre as exigências regulatórias para dispositivos médicos. 

Por isso, o Glicowatch não pode ser comercializado, distribuído, importado, promovido ou utilizado. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Glicowatch
Glicowatch não tem eficácia comprovada (Imagem: Repdrodução/Elite Shop)

A decisão foi oficializada por meio do Diário Oficial da União:

“Considerando a comprovação da divulgação e venda do produto GlicoWatch – Relógio inteligente para controle do diabetes e da pressão arterial […]. Informamos que ainda não foi comprovado a eficácia desses tipos de SmartWatch com estudos e investigações clínicas. Portanto todos esses tipos de “relógios inteligentes para medição de glicose” estão sem regularização na Anvisa e em desacordo com o estabelecido no arts. 7º, 10º, e 15, § 3º do Decreto nº. 8.077/2013, art. 12º da Lei 6.360/1976 e 10º, inciso IV da Lei 6.437/1977.”

Anvisa não recomenda utilização do Glicowatch

A Anvisa ressaltou que modelos de smartwatch como esse não tiveram sua eficácia comprovada por meio de estudos e investigações clínicas. 

Portanto, torna-se impossível verificar os padrões mínimos de desempenho e precisão, o que representa risco para pessoas que precisam monitorar diariamente seu nível de glicose. 

Também foi informado que a Anvisa não recomenda a utilização do relógio. Essa orientação vale para todos os consumidores, especialmente para pessoas com diabetes.

Leia mais no Canaltech:

Conheça o relógio Moto Watch Fit:

Leia a matéria no Canaltech.