Marca chinesa põe fim a meme e já tem carros flagrados no Brasil

Tecnologia

A Changan, uma das fabricantes de carro mais antigas da China, está de volta ao Brasil. Embora ainda não tenha feito qualquer anúncio oficial, a marca, que em sua primeira passagem por aqui virou meme (o motivo explicaremos abaixo), teve dois de seus futuros lançamentos flagrados pela galera do Placa Verde, que postou o momento no Instagram.

Os modelos Uni-T e CS75 Plus foram fotografados rodando por ruas históricas de Paraty, cidade localizada ao Sul do estado do Rio de Janeiro. Ambos, claro, estavam devidamente camuflados, mas isso pouco importa para quem é especialista em realizar flagras automotivos.

Os dois carros flagrados no Rio devem ser os primeiros da nova era da Changan no Brasil, e terão a missão de deixar para trás a história — e as piadas — que marcaram a passagem inicial da tradicional montadora chinesa por aqui.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para quem ficou curioso, não conhece ou não se lembra da história, aqui vai uma versão bem resumida: o “problema”, na verdade, é algo exclusivo do nosso idioma, especificamente para aqueles que não dispensam uma boa piada, ao melhor “estilo 5ª série”. A Changan, a princípio, chegou ao país sob outro nome: Chana. A marca, então, foi associada a um dos apelidos do órgão sexual feminino e isso “grudou”, mesmo após a adesão do nome chinês.

Como são os carros da Changan?

O Changan Uni-T é um crossover de porte médio, que custa o equivalente a R$ 88 mil em sua terra natal. Apesar da pegada esportiva, o conjunto mecânico não conta com qualquer nível de eletrificação, já que é composto por um motor 1.5 turbo, que entrega 177 cv de potência e 30,5 kgf/m de torque. O câmbio é automático, de dupla embreagem e 7 velocidades.

Em relação ao Changan CS75 Plus, trata-se de um SUV que também ostenta porte médio e não tem qualquer nível de eletrificação na motorização. O propulsor, por sinal, também é 1.5 turbo, mas com 192 cv de potência e 31,5 kgf/m de torque. Assim como o Uni-T, ele também custa o equivalente a R$ 88 mil na China.

Vale lembrar também que a Changan já tem registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o luxuoso Avatr 07, atração do último Salão de Shanghai, além de estar com outro modelo da submarca premium, Avatr 11, rodando em testes pelo Brasil. Ambos os carros fazem parte da submarca de luxo do grupo, que tem como principais acionistas a CATL, referência em baterias para carros elétricos, e a Huawei, gigante de telefonia e eletrônicos

Leia também:

Vídeo: BYD Song Plus é bom mesmo? Descubra tudo sobre esse SUV híbrido!

Leia a matéria no Canaltech.