IA do iPhone vai receber integração com o GPT-5 no iOS 26, revela portal

Tecnologia

Novo lançamento da OpenAI, o modelo GPT-5 vai fazer parte do Apple Intelligence para iPhones, iPads e Macs a partir da próxima atualização dos sistemas operacionais. A informação é do site 9to5Mac.

De acordo com a matéria original, iOS 26, iPadOS 26 e macOS 26 usarão a nova IA do ChatGPT após o lançamento. As versões atuais, como o iOS 18, ainda recorrem ao modelo GPT-4o para consultas com o chatbot.

O ChatGPT foi integrado ao Apple Intelligence para responder a perguntas rápidas e pesquisas visuais. Enquanto a Maçã não lança uma IA própria ou reformula a Siri, a presença do assistente é uma alternativa para tirar dúvidas nos aparelhos da empresa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

ChatGPT é integrado ao Apple Intelligence (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Quando a Apple lança o iOS 26?

A Apple normalmente libera as novas versões dos sistemas operacionais durante o mês de setembro, acompanhadas do lançamento da nova linha de iPhones. 

A Gigante de Cupertino ainda não marcou o evento para anunciar os novos celulares, mas a expectativa é de que aconteçam na primeira quinzena do próximo mês.

O que muda com o GPT-5?

O GPT-5 é o LLM (modelo que abastece uma IA) mais avançado da OpenAI até o momento, disponível no ChatGPT. A novidade acaba com a necessidade de escolher um modelo convencional e os chamados “modelos de raciocínio” — no lugar disso, o próprio assistente identifica a melhor forma de agir para responder a um comando. 

A novidade ganhou melhorias em tarefas criativas e redução nas alucinações (quando a IA inventa fatos). Testes divulgados pela desenvolvedora mostram evolução em tarefas de programação e raciocínio lógico, além de maior velocidade nas respostas.

O novo modelo pode ser usado de forma gratuita no ChatGPT e começou a ser distribuído na última quinta-feira (7).

Leia também:

VÍDEO: Apple copiando Android? Veja recursos do iOS 26 que já tinham no rival

Leia a matéria no Canaltech.