O Aeroporto Internacional de Cuiabá inaugurou em junho seu novo centro operacional com tecnologias de ponta. Chamado CORE – Inteligência Integrada, a unidade combina inteligência artificial, machine learning e internet das coisas para monitorar e gerenciar em tempo real as atividades centro de controle do aeroporto, proporcionando mais segurança.
- 5 carros “esquecidos” que são ótimas opções no mercado de usados
- BYD registra hatch elétrico que será pesadelo do Golf GTI no Brasil
Criada pela Socicam, responsável pela concessionária Centro-Oeste Airports, a novidade conta com algoritmos que aprendem com os dados e identificam automaticamente comportamentos fora do padrão e situações críticas.
Com a análise de imagens e informações em tempo real, o sistema indica somente o que precisa de atenção imediata. Desta forma, é possível eliminar a necessidade de vigilância contínua e agilizar a resposta em situações críticas, como emergências operacionais ou ações ações ilícitas contra a aviação civil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
IA na aviação
O CORE também é capaz de integrar dados do Sistema de Automação Predial, monitorando abertura de portas, vazamentos e outros parâmetros. Depois, as informações obtidas são exibidas em um grande painel de LED que oferece visão ampla e centralizada das operações em andamento.
A concessionária já estuda a aplicação do modelo nos aeroportos Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, em Mato Grosso. A ação tem o objetivo de padronizar a gestão dos aeroportos, além de ampliar a segurança por meio de soluções tecnológicas.
Leia também:
- “Musk brasileiro” abre reservas para picape que roda 1.000 km com etanol
- Veja quais são os 5 carros mais baratos de se manter em 2025
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?
Leia a matéria no Canaltech.