Por que o GPT-4o voltou ao ChatGPT? Entenda as queixas ao GPT-5

Tecnologia

Na última sexta-feira (8), a OpenAI voltou atrás e liberou o GPT-4o no chatbot, um dia após o lançamento do GPT-5. A decisão veio após reclamações de usuários que destacaram o mau desempenho do novo modelo, que sofreu falha no seletor automático.

“Nós certamente subestimamos o quanto algumas das coisas que as pessoas gostam no GPT-4o são importantes para elas, mesmo que o GPT-5 tenha um desempenho superior na maioria dos aspectos”, disse Sam Altman em publicação no X.

O CEO da OpenAI fez algumas publicações explicando os bastidores da decisão de liberar novamente o acesso ao GPT-4o, que havia sido limitado após o lançamento do GPT-5. Em suma, o problema no seletor automático fez com que o novo modelo parecesse “mais burro”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O comentário do executivo reforça críticas de usuários que apontavam dificuldades do GPT-5 em manter contextos. Assim, o modelo se mostrava mais “distante” durante a conversa, o que se tornou um problema em interações que exigiam respostas mais complexas.

The GPT-4o vs GPT-5 debate is not about having a “bot friend” — it’s about something much bigger
byu/Littlearthquakes inChatGPT

Em comparação, o GPT-4o se mostrou mais consistente, pois, segundo usuários, oferece melhor contextualização nas conversas e até um tom de voz mais “amigável”.

GPT-4o faz as pessoas “pensarem melhor”

Um dos destaques apontados pelos usuários é a capacidade do GPT-4o de fornecer respostas bem elaboradas, que estimulam reflexão e auxiliam na tomada de decisões.

Um usuário no Reddit ressaltou que o GPT-4o, além de ajudar em raciocínios complexos para estudo e trabalho, também auxilia em atividades pessoais — característica que, segundo ele, ainda não percebeu no GPT-5.

Altman também destacou que, atualmente, as pessoas têm mais apego a modelos específicos de inteligência artificial, diferente do que ocorria com outras tecnologias.

Essa preferência faz com que novos modelos gerem sensação de estranhamento. No entanto, o CEO afirmou que a empresa alterou a interface para facilitar o acionamento manual do modelo, além de tornar mais claro qual versão está respondendo a cada consulta.

Leia mais:

VÍDEO: Windows era o problema esse tempo todo? SteamOS dominará os PCs para jogos de alto desempenho?

Leia a matéria no Canaltech.